Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Benefícios do ovo: a proteína de alto valor biológico

Versátil, prático e com bom custo-benefício. Conheça as vantagens do alimento

Benefícios do ovo / Foto: Shutterstock
Benefícios do ovo / Foto: Shutterstock

Alguns benefícios do ovo são, relativamente, óbvios. Afinal, o alimento é uma das fontes de proteína mais baratas do mercado, além de ser muito versátil. Mas, segundo um estudo publicado pela revista Lipids, o consumo de um a três ovos por dia, durante quatro semanas pode ser associado com um aumento significativo dos níveis de HDL (colesterol do bem) e redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) também.

No entanto, não é porque os benefícios do ovo são inúmeros que você pode exagerar. O equilíbrio é essencial. A nutricionista Maria Alves Garcia Barbi, diz que o ovo é uma excelente fonte de nutrientes, que envolvem proteína de alto valor biológico (ou seja, que fornece todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Além disso, os benefícios do ovo são importantes para o bom funcionamento do organismo. De acordo com a especialista, ele auxilia no desenvolvimento neurocognitivo, tem ação antioxidante e proteção visual (podendo reduzir os riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata).

Benefícios do ovo para quem faz academia

Os ovos auxiliam no  aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino. O ovo é rico em Ômega (encontrado na gema) e Albubina (clara), por isso o ideal é consumi-lo juntos.  Ele é rico em aminoácidos responsáveis pelo crescimento e estrutura muscular. Mas, lembrando que o equilíbrio é o segredo de uma vida saudável.

Existe contraindicação?

“A contraindicação do ovo se dá em casos de intolerância ou alergia individual. Entretanto, para se obter seus efeitos benéficos, é importante considerar a técnica dietética aplicada durante seu processamento”, explica a nutricionista.

Ovo é rico em proteína, o que lhe permite ser um alimento substituto de outros alimentos com proteína de alto valor biológico (como carnes vermelhas e frangos). “Duas porções de ovos representam cerca de 20% das recomendações (RDA) das necessidades diárias de proteínas”, finaliza Maria.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Segundo nutricionista, o ovo tem uma combinação única de nutrientes essenciais para manter nossa imunidade fortalecida

Alimentação

O ovo é um alimento muito rico em proteínas, o que naturalmente aumenta a massa muscular. Porém, consumo exagerado é contraindicado