Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Coração acelerado? Como prevenir uma arritmia cardíaca

Problema pode ser causado por fatores genéticos, psicológicos, uso de medicamentos e hábitos ruins

Coração acelerado
Coração acelerado / Foto: Shutterstock

Você sente o coração acelerado sem motivo aparente? Aquele certo descompasso nos batimentos, seja para mais ou para menos, precisa ser investigado imediatamente. Afinal, pode ser uma arritma cardíaca, condição grave, capaz de provocar morte súbita.

“As arritmias cardíacas, tanto as taquicardias (quando o ritmo acelera) como as bradicardias (quando o ritmo fica mais lento do que o normal) são perigosas e podem levar à morte. Isso porque ambas revelam que existe uma falha nos estímulos elétricos que fazem o coração bater. E, sem os estímulos corretos, o músculo não consegue contrair e relaxar, como faz naturalmente bombeando o sangue para o corpo. Ele apenas treme e não é capaz de manter a vida”, explica o Dr. Elcio Pires Junior, cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

No entanto, as causas desse coração acelerado costumam variar, podendo ter, inclusive, uma origem psicológica. Pessoas que sofrem com ansiedade, por exemplo, também estão suscetíveis a esse sintoma. O que não descarta, porém, a necessidade de realizar uma investigação aprofundada sobre a condição.

Coração acelerado não é o único sinal de arritmia

Como vimos, uma arritmia cardíaca pode tanto deixar o coração acelerado, como diminuir o ritmo dos batimentos. Porém, essas não são os únicos sinais que o corpo costuma dar quando sofre desse tipo de condição. Os outros sintomas são:

  • Palpitações no coração;
  • Cansaço excessivo;
  • Desmaios;
  • Falta de ar
  • Vertigens;
  • Enjoos.

Causas, prevenção e tratamento

Entre os motivos que podem deixar o seu coração acelerado, estão distúrbios psicológicos, uso de medicamentos e doenças cardíacas, como a arritmia. Nesse último caso, a origem do problema costuma ser má formação genética, doenças hereditárias, problemas decorrentes de infartos, cicatrizes de inflamações, doenças coronarianas e insuficiências cardíacas.

Independente disso, o fato é que a má alimentação e uma vida de excessos podem aumentar as probabilidades de um coração saudável manifestar algum tipo de arritmia. Visto que, o aumento de peso, o estresse, o uso do cigarro, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e uma dieta pobre em frutas, vegetais, grãos e cereais afetam diretamente a saúde do músculo cardíaco e de suas veias e artérias.

“Em todos os casos é fundamental que o médico descubra qual a causa dessa arritmia, porque assim é possível interromper de maneira eficaz esse descompasso. E para cada paciente existe uma indicação terapêutica diferente, alguns precisam de correção cirúrgica, outros de medicamentos e outros ainda só precisam eliminar alguns maus hábitos para voltar a ter uma vida normal. Então, meu conselho é para que as pessoas que percebem o coração acelerar sem motivos claros, procurem rapidamente por auxílio médico”, finaliza o Dr. Pires.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Através de um simples autoexame é possível identificar sinais de arritmia cardíaca. Entenda o que a pulsação diz sobre o seu coração

Doenças

Bronny, filho de Lebron James, sofreu uma parada cardíaca durante um treino de basquete. Entenda porque jovens atletas sofrem episódios do tipo

Doenças

A arritmia cardíaca se apresenta de diferentes formas, e afeta cerca de 20 milhões de brasileiros, causando mais de 320 mil mortes por ano

Doenças

Sem o diagnóstico e tratamento correto, a arritmia cardíaca pode evoluir para um quadro grave, levando à morte súbita