A menopausa é o caminho natural de muitas mulheres. Ainda assim, o tema é cercado de tabus e desinformações. Quando se fala sobre o assunto, muitas vezes o foco são as mudanças hormonais, deixando a sexualidade e o prazer feminino de lado.
Importância de se conhecer
Segundo Isabela Cerqueira, especialista em sexualidade, mesmo com mudanças hormonais e a diminuição da libido, ainda existe prazer durante a menopausa. Aliás, há diferentes formas de reacender a chama. “A mulher nunca perde sua capacidade de ter orgasmos, basta um estímulo correto. E, para isso, é preciso se conhecer”, comenta.
De acordo com Isabela, mesmo antes da menopausa, muitas mulheres não conhecem o orgasmo ou possuem dificuldades em chegar ao clímax. “Isso acontece porque a mulher não conhece o seu corpo, suas zonas erógenas e o que a estimula. Infelizmente ainda há diversos tabus que impedem a mulher de experimentar e até mesmo de se autoconhecer”, afirma.
Dicas para estimular o prazer
Diferente do que a maioria acredita, o orgasmo não acontece sempre com a penetração e há partes do corpo diferentes repletas de terminações nervosas, além do clitóris, que podem ajudar a “chegar lá”. Portanto, vale a pena investir no toque, seja com uma massagem, beijos e até mesmo com a ajuda de um vibrador.
Além disso, criar um clima agradável também pode ajudar. Bela conta que estar em um ambiente confortável, com a luz reduzida e uma música ao fundo ajuda a relaxar.
“Criar um clima pode ser o início de uma autodescoberta deliciosa. A automassagem também é muito bacana, todas as áreas da nossa pele têm potencial para dar prazer. A ideia é ir explorando as sensações de toque. Uma vela de massagem pode ser ótima para despertar os sentidos e completar a experiência”, recomenda.
Ainda falando em estimulação, o clitóris é um ponto que merece atenção e deve ser completamente explorado. “Com mais de 8 mil terminações nervosas, é o único órgão do corpo humano que existe apenas para dar prazer. Uma dica que já é tendência é o sugador de clitóris, que estimula por meio de ondas de pulsação”, comenta a especialista que também é CEO da Good Vibres.
A menopausa é conhecida também por conta da secura das mucosas, isso inclui a vagina. A dica é investir nos lubrificantes, de preferência à base de água ou hipoalergênicos, para tornar a experiência mais prazerosa, tanto a dois como sozinha.
A menopausa não deve ser vista como um desafio
Marcada por mudanças, a menopausa é uma chance de se redescobrir também em relação a preferências e prazer. Isabela afirma que o autoconhecimento transmite segurança para a mulher testar novas opções em benefício do prazer.
“É um momento de se permitir. De testar novas posições, novos lugares e inserir novas sensações no sexo como o uso de vibradores e acessórios, tanto a mulher, quanto sua parceria só têm a ganhar com essa redescoberta”, conclui.