Alimentação

Dicas para tornar a ceia termogênica e mais saudável

Especialista orienta como acelerar o metabolismo durante as confraternizações de final de ano

Adicionar alimentos termogênicos na ceia é uma opção para tornar as refeições mais saudáveis / Foto: Shutterstock

Com a proximidade do fim de ano, as confraternizações passam a fazer parte da rotina, instigando o paladar para comidas típicas que objetivam manter as tradições. Entretanto, as comemorações podem resultar em um consumo excessivo de calorias, necessitando de atenção. Isso porque o descontrole pode causar diversos prejuízos para a saúde e para o bem-estar, além de impactar no controle do peso.

Além disso, o mês de dezembro também marca o início do verão, estação do ano na qual há uma maior procura de métodos de emagrecimento. Por isso, uma alternativa para as confraternizações é apostar em ceias que incluam alimentos termogênicos, possibilitando assim um equilíbrio que promova saúde. 

O especialista em saúde integrativa, Dr. Silas Soares, explica que os alimentos termogênicos são os responsáveis por aumentar a temperatura do corpo. Dessa forma, é possível estimular o gasto energético mesmo em situações de repouso. Nesse sentido, priorizar esses alimentos durante a preparação da ceia pode ser uma boa alternativa para minimizar os danos. 

Confira abaixo 5 dicas do profissional para realizar uma ceia termogênica:

1. Adicione pimenta e gengibre em entradas e saladas

O médico esclarece que a pimenta contém boas quantidades de capsaicina, um composto bioativo que se relaciona ao sabor picante. Ele resulta no aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo. “Já o gengibre é uma raiz rica em gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e ambos estimulam a queima de gordura corporal”, indica. 

2. Utilize canela e cravo nos preparos 

O cravo e a canela também são alimentos termogênicos versáteis. Enquanto a canela aumenta a produção de calor no corpo, estimulando o metabolismo e a queima de gordura, o cravo ainda possui propriedades que ajudam na digestão, favorecendo o intestino. Por isso, incorporar as especiarias à preparos tradicionais como o tender e o chester, é uma boa forma de usufruir das propriedades desse ingrediente. 

3. Opte por opções de sobremesas termogênicas

“Escolha uma sobremesa que você possa usar a canela. Ela é uma forte que se alia à aceleração do metabolismo. As sobremesas termogênicas são aquelas que têm o poder de aumentar o gasto calórico do corpo, contribuindo para um aumento temporário do metabolismo e a queima de gordura“, orienta o especialista.

4. Prepare um chá para o final da ceia 

O profissional ainda indica o consumo de chás ao fim da ceia. Esse preparo é benéfico tanto para a queima de gordura quanto para a digestão, visto os diversos benefícios que se relacionam aos ingredientes utilizados. Os chás de hibisco e gengibre podem ser boas opções.

5. Invista em drinks termogênicos e água aromatizada

“Ingira águas aromatizadas com limão e hortelã, que ajudam na hidratação e são refrescantes. Crie coquetéis termogênicos, experimente suco de abacaxi, chá-verde gelado e uma pitada de pimenta caiena para criar um coquetel funcional”, recomenda o especialista.

Por fim, o médico ressalta que, além de auxiliar o metabolismo, os alimentos termogênicos são ricos em antioxidantes e nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

“Essas opções são perfeitas para o final de ano, quando queremos começar o próximo ciclo com saúde e disposição. Lembrando que equilíbrio é o segredo”, conclui o especialista.

Você também vai gostar

Câncer

Especialista ressalta a importância dos cuidados diários para manter a saúde da pele e evitar a doença

Dor

Especialista explica quais são os prejuízos para a saúde e dá dicas de como amenizá-los

Sem categoria

Luiz Inácio Lula da Silva precisou passar por uma craniotomia na madrugada desta terça-feira (10); entenda cirurgia

Alimentação

Especialista dá dicas de quais alimentos consumir para perder barriga com saúde

Sair da versão mobile