Notícias

Carnaval: 3 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde

Nutricionista revela três conselhos básicos para manter a saúde protegida durante as festas e toda a folia do Carnaval

Carnaval: 3 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde - Foto: Shutterstock

O Carnaval já está a todo o vapor pelo Brasil afora! Quem tem a oportunidade de curtir a folia antes mesmo do feriado oficial já tirou a fantasia e o glitter do armário. E mesmo quem só poderá participar durante o feriado prolongado, já está se preparando para participar da maior festa do país.

No entanto, nenhuma ansiedade é justificativa para deixar a saúde de lado. Isso porque são dias de festa que incluem alta exposição solar, muito tempo em pé e, muitas vezes, abuso de álcool. Nesse sentido, estar atento com o próprio bem-estar é imprescindível para aproveitar todos os dias de Carnaval.

Com a normalidade de temperaturas acima dos 40ºC, uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para manter a hidratação é fundamental, como afirma a nutricionista Gláucia Renata Balardini, da rede GoodBom Supermercados. “Estamos vivendo recordes históricos de calor e ajustar a alimentação é fundamental para cuidarmos do nosso corpo e minimizar os danos que possam acontecer,” destaca a especialista.

Gláucia separou 3 dicas primordiais que vão salvar seu Carnaval de qualquer desconforto e imprevisto em relação à saúde. Confira:

1 – Mantenha a hidratação

A ingestão adequada de líquidos é necessária e obrigatória para o bom funcionamento do organismo. Uma quantidade apropriada, especialmente em dias quentes e durante a folia do Carnaval, faz toda a diferença, já que perdemos mais água através da transpiração. 

“São recomendados 35ml por cada quilo de peso. Pode ser água, sucos de frutas naturais sem adição de açúcar, água de coco e isotônicos para a reposição mais rápida dos sais minerais perdidos em atividades físicas intensas”.

Além disso, Gláucia também indica o consumo de águas saborizadas que, além da hidratação, fornecem propriedades das hortaliças, frutas e ervas adicionadas. “ Podemos colocar abacaxi, canela, capim limão, pepino, hortelã, melancia, gengibre, limão, morango. As águas devem ser preparadas e permanecer na geladeira por pelo menos uma hora, para liberação das propriedades”, sugere a nutricionista.

2 – Aposte em uma alimentação leve

Também é importante manter uma dieta com pouca gordura e alimentos processados, evitando frituras. Isso porque as altas temperaturas alteram o metabolismo corporal e esses alimentos provocam uma sobrecarga no sistema digestório, causando indigestão e aumento da temperatura corporal – o que você definitivamente não quer experimentar durante o Carnaval.

Por este motivo, prefira uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. “As frutas auxiliam na hidratação e reposição dos sais minerais. Devemos dar preferência para aquelas com maior teor de água, como melão, abacaxi, melancia, laranja, morango e uvas. Além disso, saladas cruas, compostas por variedades de vegetais como tomate, couve, alface, rúcula, rabanete, agrião, chicória, pepino e legumes, como abobrinha, chuchu, berinjela, quiabo, brócolis e couve-flor, sucos de frutas naturais sem adição de açúcar e carnes magras, preferencialmente as brancas, que possuem menos gordura, também são opções interessantes”, aponta Gláucia.

3 – Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para aproveitar o Carnaval faça chuva ou faça sol, é importante estar com o sistema imunológico forte e protegido. Para isso, procure incluir na sua refeição diária alimentos ricos em Vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, mamão papaia, kiwi e abacaxi), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), hortaliças verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre), peixes, alho, cenoura e abóboras amarelas.

Você também vai gostar

Fitness

Especialista dá dicas de como conquistar a hipertrofia

Saúde Bucal

Especialista explica como as escolhas alimentares podem proteger os dentes

Alimentação

Especialista explica quais os impactos do órgão na saúde 

Alimentação

Especialista dá dicas para quem busca uma alimentação saudável

Sair da versão mobile