Aos 41 anos, atriz e apresentadora contou em suas redes sociais que congelou óvulos pois tem vontade de ter um segundo filho
Muitas famosas, como Grazi Massafera, Paolla Oliveira e mais recentemente Tatá Werneck, têm contado em suas redes sociais que optaram pelo congelamento de óvulos. Elas pensam em formar ou aumentar a família no futuro e querem mais segurança!
O procedimento é indicado para mulheres entre 30 a 37 anos para conservar suas células reprodutivas. Dessa forma, são mantidas as suas condições fisiológicas para uso futuro, garantindo maior autonomia reprodutiva.
“Mulheres após os 37 anos também podem congelar e buscam esta ajuda. No entanto, os resultados da fertilização de óvulos congelados após os 40 anos já apresentam o comprometimento do tempo. Ainda assim, é melhor ter essa perspectiva do que nenhuma ou uma remota”, afirma a especialista em reprodução humana e diretora da Fertipraxis, Dra. Maria do Carmo.
Como é feito o congelamento de óvulos
O congelamento é feito por clínicas de reprodução assistida que são anualmente fiscalizadas pela Anvisa a fim de observar a excelência do procedimento e se há o cumprimento para a preservação do material biológico congelado.
“É um processo individualizado, que precisa de aconselhamento de um especialista em reprodução assistida. Se existe histórico familiar de menopausa precoce, por exemplo, é preciso que a mulher faça avaliações antes dos seus 30 anos”, explica o especialista em reprodução humana e diretor médico da Fertipraxis, Dr. Marcelo Marinho.
Passo a passo
O primeiro passo é a estimulação do ovário com medicações hormonais, injeções subcutâneas diárias por 2 semanas. Em seguida, são feitas entre 3 e 6 ultrassonografias de acompanhamento e ajustes necessários nas doses.
Uma vez que os folículos estejam nos tamanhos adequados, acontece o próximo passo que é o amadurecimento dos óvulos. Cerca de 36h depois, é feita a coleta dos óvulos via transvaginal com sedação leve em um procedimento que dura cerca de 30 minutos.
“Os folículos aspirados são avaliados em laboratório para a identificação dos óvulos maduros e de boa qualidade morfológica para o congelamento em até 3 horas após a coleta. São óvulos que não perderão sua capacidade reprodutiva nem envelhecerão pelo tempo de congelamento”, afirma o especialista em reprodução assistida e também diretor médico da Fertipraxis Dr. Roberto de Azevedo Antunes.
Gravidez 100% garantida?
Não! O resultado da fertilização com o óvulo congelado depende de diversos fatores, por isso ter óvulos congelados não é garantia de gravidez e sim uma possibilidade, visto que é preservada a idade morfológica na hora do congelamento. “É preciso levar em consideração que 50% da fertilização dependerá da história do espermatozoide, mas é um passo muito importante para a mulher não ter uma pressão biológica do tempo correndo contra ela”, ressalta a Dra. Maria do Carmo.
Para esclarecer sobre o tema, recomendo os especialistas em reprodução humana da Clínica Fertipraxis.