A obstrução intestinal é um problema comum, com mais de 150 mil casos todos os anos no Brasil. A condição se caracteriza pelo bloqueio do trânsito do intestino, o que pode causar sintomas desconfortáveis e, dependendo da gravidade, exigir tratamento cirúrgico.
“A obstrução intestinal é uma condição em que o trânsito de alimento, secreção gastrointestinal, fezes e gases está bloqueado por algum fator mecânico. As principais causas são os tumores, aderência/brida, volvo (torção do intestino, por exemplo) e hérnia”, explica o médico gastroenterologista, Eric Pereira.
Além disso, o quadro causa sintomas como:
- Distensão abdominal;
- Dor;
- Náuseas;
- Vômitos (incluindo de fezes);]
- Parada de eliminação de gases e fezes.
“A obstrução intestinal completa costuma ser precedida por sintomas mais brandos, como de suboclusão intestinal. A distensão, dor, náuseas e alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou constipação) são menos intensos”, diz o gastroenterologista.
Riscos à saúde
É importante destacar que a obstrução intestinal representa grande risco de perfuração e consequentemente risco de vida. “Representa uma emergência médica cirúrgica, geralmente”, afirma o especialista.
Eric alerta que, após instalada a obstrução, ela é normalmente irreversível, exigindo cirurgia de urgência. Por isso, a prevenção se dá pelo diagnóstico precoce das possíveis causas.
“Os pacientes devem então buscar o atendimento do médico especializado assim que apresentar queixa, pois o especialista será capaz de determinar se é algo leve ou se necessitará de investigação mais invasiva”, destaca.