Gracyanne Barbosa revelou através dos stories do Instagram que tem um “truque” para comer a marmita depois que ela azeda. Segundo a modelo e empresária, o segredo é acrescentar canela. No entanto, o médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Daniel Bratan alerta para os riscos que o hábito de comer comida estragada pode causar à saúde.
“Ingerir alimentos passados, estragados, mal acondicionados ou com odor estranho (isto é, cheiro de azedo ) pode causar danos à saúde e causar intoxicação alimentar devido à presença de toxinas geradas pela presença de microorganismos”, alerta.
Segundo ele, esse tipo de situação pode ser bastante perigosa ao nosso corpo e pode levar a quadros de gastroenterocolites (infecção do trato gastrointestinal). A condição causa sintomas como dor e desconforto abdominal, vômitos, diarreia, gases com cólica intestinal e até febre.
“Ao primeiro sinal de que um alimento não esteja com sua aparência normal, com odor diferente, com presença de fungos (o que pode ocorrer em vários alimentos) é sempre melhor optar pelo descarte. Esse é um cuidado que todos devemos ter para evitar uma intoxicação alimentar que pode se tornar bem grave em alguns casos como em crianças e idosos”, conclui o médico.
Pronunciamento
Após a repercussão, Gracyanne retornou aos stories do Instagram para falar sobre o assunto. A fisiculturista afirmou que comer comida estragada (como a batata doce azeda que repercutiu) nunca lhe fez mal nenhum.
“O que me faz mal é comer comida de rua, com ingredientes que não sou acostumada, modo de preparo diferente”, diz um trecho do texto. “Sou feliz com meu estilo de vida!”, conclui a publicação.