As meias de compressão são verdadeiras aliadas de pacientes com problemas no sistema circulatório. Isso porque elas fornecem um gradiente de pressão ao longo do comprimento do tecido, contribuindo para o fluxo sanguíneo no interior das veias. Assim, melhora as circulações venosa e linfática e o retorno venoso. Quem explica é a Dra. Cristienne Souza, médica cirurgiã vascular da Venous.
Funções e benefícios das meias de compressão
“As meias podem ser usadas no dia a dia para oferecer conforto e alívio de sintomas circulatórios, como dor e inchaço. Também é uma possível usá-las durante os exercícios físicos para melhorar o rendimento muscular. Além disso, são um ótimo recurso para evitar tromboses em pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos ou pessoas que farão viagens longas”, revela a especialista.
De acordo com a médica, o mecanismo pelo qual a compressão produz os benefícios para a circulação é multifatorial, sendo os principais:
- Melhora a circulação venosa, pois aumenta a velocidade do fluxo venoso profundo e o retorno venoso;
- Melhora o fluxo linfático e a microcirculação cutânea;
- Diminui a pressão dentro das veias durante a caminhada.
Para quem é indicado
Conforme a cirurgiã vascular, diversos tipos de pacientes podem se beneficiar com o uso da compressão elástica. Cristienne aponta, sobretudo:
- Pessoas com sintomas de dor, peso, cansaço e edema nas pernas;
- Portadores de varizes e insuficiência venosa crônica;
- Pacientes com feridas/úlceras venosas em membros inferiores;
- Pessoas com alterações da circulação linfática;
- Pacientes com história pessoal de trombose venosa ou ainda como recurso para prevenção de trombose;
- Indivíduos que passam longos períodos em pé ou sentados.
Além disso, seu uso também é indicado para pessoas que farão viagens longas (acima de 4 horas). OU ainda para indivíduos submetidos a procedimentos cirúrgicos grandes e/ou internação prolongada. O intuito é evitar eventos tromboembólicos, destaca a médica.
“As meias de compressão são uma forma de tratamento para uma variedade de doenças e sintomas venosos. Existem vários tipos de meias e níveis de compressão, sendo que cada tipo servirá de acordo com cada caso”, diz a profissional.
Portanto, Cristienne destaca a importância da avaliação e prescrição médica, para que os benéficos sejam alcançados e para evitar complicações decorrentes de uso inadequado. “Sempre procure orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Cuide bem da sua saúde e viva com qualidade”, ressalta.
Contraindicação
A Dra. Cristienne adverte que indivíduos com doença na circulação arterial devido à obstrução severa não devem fazer uso das meias de compressão. Isso porque elas podem piorar o aporte sanguíneo para o membro e desencadear uma isquemia. “Além disso, pessoas com infecção aguda de pele, por exemplo celulite e erisipela, devem ter a infecção tratada antes de iniciar o uso da meia”, acrescenta.