A menopausa é uma etapa natural e inevitável na vida das mulheres. O período marca a passagem da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, por isso, é caracterizado principalmente pelas mudanças hormonais.
Durante a menopausa, os ovários param de produzir os hormônios responsáveis pela menstruação, o estrogênio e a progesterona, o que leva a inúmeras alterações no organismo. Esse processo começa já por volta dos 30 anos de idade e, nesta fase, a fertilidade também começa a diminuir.
Então, a partir dos 40 anos, pode começar a haver alterações no período menstrual, com ciclos mais longos ou mais curtos, e também mais ou menos frequentes. Após alguns anos, virão as falhas no ciclo menstrual.
No entanto, nem sempre a menopausa acontece naturalmente ou no tempo esperado, explica o Dr. Alexandre. “Há a chamada menopausa precoce, que ocorre antes dos 40 anos. Nestes casos, nem sempre a causa é conhecida. Pode ser uma questão genética, autoimune, infecciosa ou também por efeito de tratamentos como radioterapia, quimioterapia ou em decorrência de cirurgias”, esclarece.
Todas essas mudanças hormonais causam inúmeros desconfortos, como calor, redução da líbido, sudorese noturna, insônia, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, depressão e diminuição da auto-estima. Além disso, pode ocorrer também o ganho de peso, a diminuição da elasticidade da pele e o surgimento da incontinência urinária, entre outros sintomas.
O Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, revela alguns truques para encarar a menopausa. Confira no vídeo: