Dor

Ressaca de Carnaval? Saiba como aliviar o estômago irritado

Nutricionistas ensinam truques para se livrar da sensação de estômago irritado após a ressaca, que pode ser ainda pior para quem tem gastrite

Ressaca de Carnaval? Saiba como aliviar o estômago irritado - Foto: Shutterstock

O Carnaval acabou, mas algumas sequelas ficaram. A mais comum é a ressaca, resultado do abuso de bebidas alcoólicas. No entanto, nem sempre ela vem sozinha. Junto dela, muitas vezes vem outro sintoma bastante desconfortável: o estômago irritado. O quadro, aliás, é ainda pior para as pessoas mais sensíveis ao álcool ou com doenças gastrointestinais, como a gastrite.

A Dra. Larissa Mazocco, professora de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica que a ressaca é causada pela desidratação que a bebida alcoólica provoca no organismo e também por conta da sobrecarga no fígado, que tem a função de eliminar o álcool do sangue.  

Para evitar as ressacas de carnaval e o estômago irritado, a coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Vanessa Zanoni Carvalhaes, ressalta que os principais cuidados que os foliões devem ter é intercalar junto com a bebida alcoólica o consumo de água constantemente. Isso deve ser feito antes, durante e depois da diversão, para aliviar a desidratação e ajudar o organismo a eliminar o álcool. Além disso, beber mais devagar também ajuda a evitar os desconfortos no dia seguinte

“Outra dica é nunca beber de estômago vazio, e antes de se jogar nos blocos consumir alimentos ricos em carboidratos e proteínas, pois retardam a absorção do álcool”, aconselha a nutricionista Vanessa. Já Larissa indica alguns alimentos que são essenciais para esse período e que devem ser consumidos durante o dia: 

  • Carboidratos complexos como batata doce, mandioca e batata baroa;
  • Proteínas como carne, ovos e peixes e outros;
  • Fibras, encontradas nas frutas e verduras, principalmente cruas e com casca. 

Como aliviar o estômago irritado?

Larissa destaca que, ao sentir uma dor aguda no estômago depois de exagerar na bebida alcoólica, é necessário consumir com alimentos leves ricos em amido, como pão de forma branco e batata cozida. A profissional salienta que estas opções são as mais indicadas para esse quadro. 

Vanessa reforça as orientações. Para salvar o indivíduo de uma ressaca e estômago irritado, é fundamental uma alimentação saudável antes da folia, rica em frutas, verduras e legumes, como fonte de carboidratos e proteínas. “O café pode ajudar também”, acrescenta a profissional. 

A professora de Nutrição da UDF  dá mais algumas dicas para driblar a ressaca e estômago irritado durante e após a folia. Confira: 

  • Evite destilados puros ou mais de cinco doses. Entre uma dose e outra, consuma 300ml de água sem gás e durante o dia ou noite, prefira sucos com maior percentual de frutose: melancia, manga, goiaba, laranja, eles ajudarão na recuperação. 
  • Mantenha as atividades físicas. Neste período não pause os exercícios. Faça de forma leve uma caminhada, bicicleta no parque, nadar na piscina e outros. O sedentarismo durante esses dias aumenta o inchaço e faz com que a rotina seja mais “dolorida” para voltar. Capriche na alimentação! 
  • Não durma de estômago vazio após beber. Faça uma refeição leve antes de deitar, isso vai melhorar (e muito) seu dia seguinte. 
  • Evite longos períodos de jejum. Não fique mais de 5h sem comer para que a bebida não cause ainda mais intoxicação. O alimento é o principal aliado para ajudar na desintoxicação do álcool.  

Você também vai gostar

Notícias

O calor já está presente no Brasil, mas no verão as temperaturas devem aumentar. Veja como cuidar da saúde durante o clima quente

Doenças

Brasil registrou três vezes mais casos de dengue este ano do que no mesmo período do ano anterior. Veja os sinais da doença

Alimentação

Estudos recentes mostram que consumir abacate semanalmente reduz em mais de 20% o risco de ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde

Alimentação

Uma alimentação saudável é poderosa na proteção da visão e saúde dos olhos. Oftalmologista aponta o que incluir na dieta

Sair da versão mobile