Notícias

Sam Smith sofreu lesão no ligamento cruzado anterior; entenda o caso

Sam Smith se recusou a passar por cirurgia que corrigiria lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) após sofrer um acidente de esqui

Sam Smith sofreu lesão no ligamento cruzado anterior; entenda o caso - Foto: Reprodução Instagram (@samsmith)

Sam Smith sofreu um acidente de esqui em janeiro deste ano, conforme revelou em entrevista recente ao podcast “Sidtracked With Aniie and Nick”. O episódio lhe causou uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho.

“Fui para a pista preta no segundo dia e aconteceu o pior”, compartilhou Sam. “O ligamento rompeu completamente e eu decidi não seguir o caminho cirúrgico, mas basicamente não consegui andar com essa perna por um mês.” 

Durante a entrevista, Smith contou que a queda deixou consequências permanentes em seu joelho e, por isso, precisou passar por um período de recuperação para voltar a andar. Apesar disso, a voz por trás do hit “Unholy” decidiu não passar por cirurgia.

Atualmente, Sam Smith está em turnê internacional e deve se apresentar na Alemanha na sexta-feira (26).

Lesão no ligamento cruzado anterior exige cirurgia?

De acordo com o ortopedista Isaías Chaves, o ligamento cruzado anterior (LCA) é crucial para a estabilização do joelho, especialmente em esportes que exigem mudanças rápidas de direção, como esqui, futebol, vôlei, tênis e basquete. 

“O LCA evita que o joelho saia do lugar. Quando um paciente tem uma lesão completa, ele pode sentir o joelho falhar e experimentar instabilidades. Isso pode sobrecarregar e danificar outras estruturas, como a cartilagem e o menisco”, explica o médico.

Para pessoas ativas que sofreram uma lesão no LCA, a reconstrução do ligamento é geralmente necessária para retornar a uma prática esportiva segura. “Se o paciente é ativo e deseja voltar aos esportes, ele precisa reconstruir o ligamento. Após a reabilitação, ele pode retornar à sua atividade normal”, orienta o médico. 

No entanto, para pacientes mais idosos ou sedentários, a fisioterapia e o fortalecimento muscular podem ser suficientes para estabilizar o joelho sem a necessidade de cirurgia. 

O especialista destaca ainda que lesões no LCA são comuns em esquiadores. “Fazer uma lesão no esqui é algo comum. Após a reconstrução e um período de reabilitação, o paciente pode voltar à prática do esqui normalmente”, conclui o ortopedista.

Você também vai gostar

Saúde Mental

Diferenciar os efeitos da condição com problemas do coração pode não ser uma tarefa fácil

Câncer

Cada vez mais pessoas abaixo dos 50 anos de idade são diagnosticadas com câncer colorretal. Saiba identificar os sinais de alerta

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Emagrecer

Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é uma estratégia para quem busca perder peso

Sair da versão mobile