Alimentação

Sopa engorda? Veja as principais dicas para quem quer emagrecer

Entenda quais ingredientes têm potencial de aumentar o nível calórico da sua sopa, atrapalhando o processo de emagrecimento

Sopa engorda? Veja as principais dicas para quem quer emagrecer - Foto: Shutterstock

O frio chegou oficialmente e, com ele, desperta em muitas pessoas o ímpeto de fazer sopa. Afinal, além de esquentar nos dias gelados, o prato é prático e versátil, já que se adapta aos gostos de cada um.

No entanto, quem está de dieta e tem planos de emagrecer, muitas vezes se pergunta se as sopas podem atrapalhar nesse objetivo. Pensando nisso, conversamos com alguns especialistas para entender o potencial da sopa em engordar ou eliminar peso.

Sopa engorda ou emagrece?

Antes de mais nada, é importante destacar que nenhum alimento ou preparação isolada tem a capacidade de engordar ou emagrecer um indivíduo. “Até porque o processo de emagrecimento e o de ganhar peso dependem de diversos fatores como seus hábitos alimentares, rotina de atividade física, sono e muito mais”, aponta a nutricionista Larissa Olmo. 

Portanto, o valor nutricional da sopa irá variar de acordo com sua composição. Ou seja, os ingredientes e quantidades desses utilizados na hora do preparo. “Porém, os ingredientes também podem variar, respeitando os seus objetivos pessoais e combinados com seu nutricionista”, acrescenta a especialista.

Ingredientes para adicionar e para evitar

O também nutricionista Antonio Matos lembra que ingredientes como creme de leite, queijos gordurosos, carnes ricas em gordura e óleos adicionados, por exemplo, podem aumentar significativamente o teor calórico de uma sopa.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition destacou que sopas cremosas tendem a ser mais calóricas devido ao alto teor de gordura e calorias em comparação com sopas claras à base de caldo de legumes ou caldos magros de carne, informa o profissional.

Christian Aguiar, médico especialista em medicina natural e suplementação, destaca ainda que o consumo de pão junto com a sopa também aumenta o potencial calórico do alimento. Nesse sentido, estudos indicam que a adição de carboidratos refinados, como pães brancos, pode contribuir para o ganho de peso e dificultar o controle da glicemia. 

“Se optar por consumir pão junto à sopa, escolher versões integrais ou de grãos inteiros pode fornecer fibras e nutrientes adicionais, além de ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo”, recomenda Antonio.

Por outro lado, segundo Christian, os melhores ingredientes para uma sopa ser emagrecedora são legumes e carne magra. 

“Essas são as melhores coisas que se pode pôr numa sopa para ela contribuir pro emagrecimento. Isso porque aí você tem a proteína, os legumes são pouco calóricos, e você tem bastante minerais que vão ajudar a emagrecer. Temperos também, porque os temperos são anti-inflamatórios e aceleram o metabolismo”, explica o médico.

O macarrão, lembra o especialista em medicina natural, pode ser prejudicial para pessoas que têm sensibilidade ao glúten. Contudo, a presença da massa não é obrigatória nas receitas de sopa.

Auxílio no emagrecimento

Para Christian, as sopas podem, na verdade, contribuir com a perda de peso. “As sopas costumam ajudar a emagrecer porque elas têm uma baixa densidade calórica, saciam bastante, são muito nutritivas e estimulam os receptores gustativos, diminuindo o apetite”, explica. Além disso, elas também têm bastante água, o que aumenta a sensação de saciedade. Por isso, tendem a emagrecer.

Os benefícios deste prato, no entanto, vão além. Christian explica que as sopas têm substâncias prebióticas que melhoram a qualidade da microbiota intestinal. Assim, fortalecem a imunidade e regulam diferentes funções do organismo. “[As sopas] extraem os minerais dos alimentos de forma que esses minerais fiquem muito mais biodisponíveis”, acrescenta o médico.

Alerta

Em qualquer ocasião, evite alimentos ultraprocessados como sopas e caldos prontos, pede a nutricionista Larissa Olmo. “Eles não são nutritivos e podem ser prejudiciais quando consumidos em grande quantidade e com frequência”, alerta. 

“O uso de temperos e caldos prontos, por serem ultraprocessados, o seu consumo quando feito em grandes quantidades e com frequência, além de serem calóricos, são prejudiciais para nossa saúde. Sendo assim, independentemente do seu objetivo, sempre prefira o uso de alimentos nutritivos e temperos naturais para o preparo de sua sopa”, finaliza a especialista.

Você também vai gostar

Saúde Mental

Diferenciar os efeitos da condição com problemas do coração pode não ser uma tarefa fácil

Câncer

Cada vez mais pessoas abaixo dos 50 anos de idade são diagnosticadas com câncer colorretal. Saiba identificar os sinais de alerta

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Emagrecer

Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é uma estratégia para quem busca perder peso

Sair da versão mobile