Beleza

3 coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, mas muitas dúvidas ainda restam pelo caminho

3 coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica - Foto: Shutterstock

Em 2022, o Brasil foi o segundo país em todo o mundo com o maior número de cirurgias plásticas realizadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, indicam dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS). A lipoaspiração, o implante de silicone e a abdominoplastia são os procedimentos mais procurados.

Embora a cirurgia plástica seja bastante popular no país, quem pretende se submeter a um procedimento do tipo esbarra em uma série de dúvidas pelo caminho. No geral, há três coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica.

Escolhendo o profissional certo

O cirurgião plástico Dr. Bora Kostic destaca que o primeiro passo é escolher o profissional certo. 

“Antes de tudo é preciso encontrar um profissional experiente. A confiança entre paciente e cirurgião é fundamental para esse tipo de procedimento”, afirma o médico.

Por isso, Bora recomenda aos pacientes sempre procurar saber as qualificações, casos de sucesso e o suporte oferecido pelo profissional.

Consultas pré-operatórias

Em seguida, o paciente que deseja passar por uma cirurgia plástica deve realizar todas as consultas pré-operatórias exigidas. 

“Elas são essenciais para o contato com o paciente e cirurgião e para a definição de detalhes sobre a cirurgia. Isto é, análise de exames, necessidade e tamanho de implantes, flacidez da pele, entre outros detalhes”, exemplifica.

Alinhando as expectativas

As consultas pré-operatórias também são uma oportunidade para o paciente compreender as expectativas e etapas da cirurgia. Segundo o Dr. Kostic, as expectativas do paciente devem ser alinhadas com o profissional. 

“Em mamoplastias, por exemplo, é comum que o paciente peça um determinado tamanho de prótese que não é o ideal. Isso é direcionado pelo cirurgião, assim como a técnica que será utilizada, segurança do procedimento, e outros pontos importantes”, explica o médico.

Portanto, para quem deseja realizar uma plástica em 2024, é imprescindível seguir todas essas etapas para ter segurança no procedimento. “Você não pode deixar sua autoestima e seu bem-estar esperando”, reforça o Dr. Bora Kostic.

Você também vai gostar

Fitness

Especialista dá dicas de como conquistar a hipertrofia

Saúde Bucal

Especialista explica como as escolhas alimentares podem proteger os dentes

Alimentação

Especialista explica quais os impactos do órgão na saúde 

Alimentação

Especialista dá dicas para quem busca uma alimentação saudável

Sair da versão mobile