Alimentação

Entenda como as escolhas alimentares auxiliam a cuidar da saúde

Especialista esclarece como a mudança de hábitos impacta na qualidade de vida

Realizar boas escolhas alimentares proporciona variedade nutricional, impactando positivamente na saúde / Foto: Shutterstock

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotar uma alimentação inadequada e não praticar atividades físicas regularmente representam riscos para a saúde da população. Atualmente, mesmo com a maior conscientização acerca da importância dos bons hábitos para a manutenção do bem-estar e da longevidade, muitos negligenciam os cuidados necessários.

A médica de família da Sami Saúde, Dra.  Rafaella Reggiani, explica que a prevenção é o caminho mais fácil e eficaz. Isso porque não se deve esperar por sinais de problemas de saúde para aderir a uma rotina equilibrada. “É preciso entender que não é necessário fazer cortes bruscos na alimentação, mas é fundamental compreender que escolhas saudáveis podem prevenir problemas graves.”

“É o caso da diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo alguns tipos de câncer. Portanto, pequenas mudanças graduais podem trazer grandes benefícios ao longo do tempo. A prudência é a chave para um consumo consciente”, orienta a especialista.

Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para a redução e prevenção dos danos resultantes da má alimentação. “Com o acompanhamento contínuo e personalizado da APS, cada pessoa recebe orientações específicas para sua realidade, levando em consideração o histórico familiar e as condições de saúde individuais. 

“O objetivo não é apenas tratar doenças, mas educar, prevenir e acompanhar de perto a saúde de cada um, incentivando mudanças sustentáveis e com mais qualidade de vida”, explica a profissional.

7 dicas para uma alimentação saudável

  1. Faça refeições mais completas no início do dia
    Priorize refeições mais ricas pela manhã e almoço, deixando opções mais leves para a noite.
  2. Estabeleça uma rotina
    Realize refeições em horários regulares para evitar exageros alimentares ou longos períodos sem se alimentar.
  3. Aposte na variedade
    Inclua diferentes tipos de alimentos no prato, como proteínas, carboidratos e vegetais, garantindo uma nutrição balanceada.
  4. Desembale menos, descasque mais
    Dê preferência para alimentos naturais, como frutas e legumes, em detrimento dos industrializados. 
  5. Fuja das dietas da moda
    Opte por uma alimentação equilibrada e personalizada, em vez de seguir dietas restritivas e temporárias.
  6. Evite o excesso de açúcar e sal
    Modere o consumo de alimentos ricos em açúcar e sal, preferindo temperos naturais e adoçantes saudáveis.
  7. Hidrate-se bem
    Beba água regularmente para ajudar no bom funcionamento do organismo e na digestão dos alimentos, além de auxiliar no controle do apetite.

Você também vai gostar

Beleza

A pele é uma das primeiras partes do corpo a sentir a falta de proteína no organismo. Saiba quais alimentos podem te ajudar

Doenças

A meningite é endêmica no Brasil e requer atendimento médico imediato. Dor de cabeça, febre e náusea estão entre os principais sintomas

Doenças

Dois casos de mulheres jovens que morreram em decorrência de episódios cardiovasculares repercutiram recentemente. Saiba os fatores de risco

Alimentação

A leguminosa previne doenças crônicas e alivia desconfortos do organismo. Conheça todos os benefícios do grão de bico

Sair da versão mobile