É possível dizer que os efeitos positivos de caminhar um pouco, logo após as refeições, não chega a ser uma completa novidade. A sabedoria popular já nos dizia isso faz muito tempo. No entanto, agora, além do conhecimento empírico, chegamos à uma comprovação científica sobre o assunto.
Sim, caminhar após as refeições é uma ótima ideia para quem pretende ter mais saúde. E apenas dois minutinhos já conseguem fazer a diferença para o nosso organismo. A descoberta foi feita a partir de uma meta-análise, publicada recentemente na revista científica Sports Medicine.
De acordo com os pesquisadores, caminhar por 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir, por exemplo, doenças metabólicas, como diabetes. Mas, se a atividade tiver uma duração de, pelo menos, dois minutos, já vai ocorrer um impacto significativo na moderação desses níveis de açúcar.
E não precisa, necessariamente, caminhar após as refeições. Qualquer tipo de atividade que te tire do repouso completo já será capaz de promover benefícios para a saúde do organismo. Realizar tarefas domésticas, movimentar o corpo, ou simplesmente permanecer em pé por alguns minutos, já pode fazer diferença.
No entanto, apesar dos efeitos positivos que pequenas atividade leves proporcionam, a análise também indicou que dá para potencializar esses benefícios. E basta aumentar a duração da caminhada, por exemplo. Afinal, andar de 60 a 90 minutos depois de comer foi o que revelou ter mais vantagens para a saúde.