Notícias

Entenda como seu corpo sinaliza imunidade baixa

Uma imunidade baixa é porta de entrada para agentes patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. Veja os sinais de alerta

Entenda como seu corpo sinaliza imunidade baixa - Foto: Shutterstock

Ter saúde significa ter um sistema imunológico forte. Afinal, é ele quem protege o organismo de uma série de ameaças. Quando a imunidade está baixa, no entanto, o corpo manifesta determinados sinais, que mostram a necessidade de fortalecer nossas defesas.

Segundo Millena Andrade, médica alergista e imunologista do Espaço Zune, o sistema imunológico é responsável por proteger o corpo humano contra agentes patogênicos, como bactérias, vírus e fungos.

“Precisamos nos cuidar para fortalecer nosso sistema imunológico com uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, qualidade de sono, saúde mental e um cartão de vacina sempre atualizado”, destaca a especialista.

Portanto, para nos mantermos saudáveis e protegidos é preciso, além de adotar bons hábitos, deixar maus hábitos de lado. Nesse sentido, a especialista aponta, por exemplo, má alimentação, noites de sono ruins e cartão de vacinal desatualizado.

Sinais de imunidade baixa

Conforme a especialista, o corpo dá alguns sinais de que a imunidade está baixa. São eles:

  • Infecções de repetição (como otites, pneumonia, sinusite grave e abscessos);
  • Doenças autoimunes;
  • Perda de peso.

Além disso, o uso de antibióticos também pode enfraquecer o sistema imunológico. “O quadro pode evoluir com infecções graves, às vezes necessitando de internação em UTI”, alerta Millena.

“Cuidar do sistema imunológico é uma das melhores maneiras de evitar complicações decorrentes de infecções. Porém, é preciso entender qual é a causa da imunidade baixa. Para isso, é fundamental contar com apoio do médico especialista”, finaliza a médica.

Você também vai gostar

Notícias

A prótese de quadril é a alternativa de tratamento para pacientes com artrose avançada na articulação. Entenda a cirurgia

Notícias

Varizes são veias dilatadas que podem aparecer na região pélvica, apresentando uma série de riscos à saúde

Doenças

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati apontou uma relação entre mudanças bruscas de temperaturas e crises de enxaqueca

Alimentação

Saiba preparar em casa 5 diferentes versões de smoothies proteicos para integrar sua rotina de treinos e alimentação

Sair da versão mobile