Saúde Bucal

Entenda a relação entre a acidez dos alimentos e a saúde bucal

Saiba como a alimentação impacta no desenvolvimento de problemas na boca

A ingestão de alimentos de baixo pH pode comprometer a saúde dos dentes e resultar em doenças bucais / Foto: Shutterstock

saúde bucal está ligada diretamente ao bem-estar do restante do corpo. Com a alimentação não é diferente, já que as escolhas alimentares também podem impactar na conservação dos dentes. É o caso da ingestão de comidas ácidas, principal causa de desmineralização dental.

De acordo com a dentista Ilana Marques, da clínica IGM odontopediatria, um meio bucal ácido pode resultar no desenvolvimento de várias doenças, como a cárie. Isso porque quando se consome alimentos ácidos com frequência, essa característica também se transfere para o meio, causando a perda de minerais. 

“Alimentos ricos em açúcares como, por exemplo, chocolate, paçoquinhas, bolachas doces e recheadas, balas, doces e até mesmo as comidas consideradas saudáveis como barrinhas de cereais, frutas, consumidos em excesso e falta da higienização correta dos dentes acarreta no surgimento de novas doenças”, explica a especialista.

Por isso, atentar-se às escolhas alimentares é fundamental para manter a saúde bucal e não ter problemas futuros. “Sempre que ingerir alimentos perigosos é importante comer os alimentos protetores, que são todos os tipos de castanhas, queijos e pipoca de sal”, indica a dentista.

Alimentos para evitar

A ingestão de alimentos que contenham baixo nível de pH deve ser moderada. Uma dica para diminuir o impacto nos dentes é consumi-los com água, garantindo que não prejudiquem o esmalte. Confira os mais comuns abaixo.

  • Frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi e limão
  • Café
  • Álcool (vinho)
  • Produtos derivados do tomate

Quando a acidez dos alimentos resulta na desmineralização no esmalte, os dentes podem ficar descoloridos. Assim, os túbulos dentinários ficam expostos e mais suscetíveis à sensibilidade.

Por isso, ao consumir esse tipo de alimento é importante aguardar um tempo antes de realizar a escovação para restabelecer o pH bucal. Dessa forma é possível evitar a fricção da escovação e desacelerar o desgaste dentário, promovendo a saúde bucal.   

Dicas para auxiliar a saúde bucal:

  • Faça o uso do fio dental diariamente
  • Escove os dentes pelo menos três vezes por dia ou após as principais refeições
  • Coma alimentos protetores após os alimentos perigosos
  • Faça acompanhamento com o dentista periodicamente 
  • Esteja atento para sinais como sangramento ao escovar, lesões que demoram mais de duas semanas sem melhorar

Você também vai gostar

Emagrecer

Saiba quais técnicas auxiliam na perda de peso

Dor

Especialista explica quais cuidados tomar para evitar lesões

Doenças

Saiba como identificar e tratar as condições adequadamente

Alimentação

Especialista lista alimentos para incluir na dieta nesse período do ano

Sair da versão mobile