Alimentação

Melhor performance e bem-estar: 6 alimentos que aumentam a libido

Nutrólogo destaca como a alimentação com itens que aumentam a libido pode influenciar diretamente no desejo sexual e na saúde

Melhor performance e bem-estar: 6 alimentos que aumentam a libido - Foto: Shutterstock

Ter uma vida sexual satisfatória não se resume apenas ao prazer. O bom desempenho entre quatro paredes impacta diretamente no bem-estar geral: melhora o humor, aumenta a autoestima, contribui para a qualidade do sono e até ajuda na prevenção de problemas de saúde.

Um dos caminhos para manter a libido em alta está no prato. De acordo com especialistas, a deficiência de alguns nutrientes pode afetar o equilíbrio hormonal e resultar em dificuldades sexuais. Por isso, incluir alimentos que favorecem a excitação e a energia é uma estratégia natural para quem busca mais vitalidade nesse aspecto da vida.

“Alguns alimentos, além de saudáveis, mexem com os níveis hormonais, a química do cérebro e a energia, aumentando a excitação. Já outros apresentam conotação romântica, como morangos, chocolate e chantilly, que podem contribuir, mesmo que de maneira indireta, a criar o clima perfeito para chegar lá”, explica o médico nutrólogo Paulo Lessa.

A seguir, o Dr. Paulo Lessa lista seis alimentos que podem ajudar a turbinar o desejo sexual:

1 – Frutos-do-mar

Ricos em proteínas e minerais, eles favorecem a disposição e a produção de hormônios essenciais para a libido, como a testosterona. “Alguns exemplos desses alimentos são ostras, camarões, lagostas e lula”, conta o Dr. Lessa.

2 – Melancia

Além de refrescante, a fruta possui compostos bioativos que aumentam a circulação sanguínea nas regiões genitais. “Portanto, proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos e garante um alto desempenho sexual, quase como um viagra natural”, aponta o médico.

3 – Mamão

Uma escolha especialmente benéfica para as mulheres. “O mamão é estrogênico, ou seja, tem compostos que agem como o estrogênio, hormônio feminino. Logo, pode ser usado para aumentar a libido da mulher”, explica o Dr. Lessa.

4 – Chocolate

Associado ao prazer por excelência, o chocolate também tem respaldo científico. “É um alimento que contém triptofano, que ajuda o corpo a produzir serotonina, substância química natural do bem-estar, que pode atuar positivamente na excitação sexual. Por isso, o ingrediente é frequentemente relacionado ao aumento da libido”, afirma o médico.

5 – Mel

Doce e poderoso, ele contém vitaminas do complexo B, ligadas à produção de testosterona e ao metabolismo do estrogênio. “É um alimento rico em vitaminas do complexo B, necessárias para a produção de testosterona, substância que auxilia o organismo a metabolizar estrogênio – hormônio feminino”, diz.

6 – Pimenta

O toque picante também pode aquecer a vida sexual. “A ingestão de pimenta gera reações no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Este efeito estimulante pode ajudar no apetite sexual, destaca.”

Você também vai gostar

Saúde

Alimentação adequada, suplementação e bons hábitos ajudam a manter energia e disposição mesmo nos dias mais frios

Doenças

Especialista explica que a condição pode sofrer influência do uso de telas

Saúde da Mulher

Manter a hidratação íntima é essencial para evitar desconfortos, irritações e até infecções; veja como fazer isso

Saúde Bucal

Especialista alerta que manter a boca saudável impacta diretamente na alimentação, bem-estar e qualidade de vida dos idosos

Sair da versão mobile