Ficar com o nariz entupido é uma das sensações mais chatas que existem. Afinal, tudo que atrapalha a respiração também prejudica a qualidade de vida. Mas, infelizmente, a congestão nasal é uma condição comum de se encontrar. Ou seja, basta uma variação no tempo que ela já se manifesta.
Por isso, pedimos ajuda para o médico otorrinolaringologista, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, que também é professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O especialista separou algumas boas dicas para combater o nariz entupido. Confira no vídeo abaixo:
O especialista também conta que as mucosas nasais possuem muitos capilares sanguíneos, o que aquece o ar que vai entrar no organismo. “Isso faz com que essa região seja muito reativa e gere um processo inflamatório em resposta a qualquer agente externo agressor. O que explica o nariz entupido e irritado das pessoas com alergia. Por isso, quando as doenças são de origem alérgica como asmas, rinites e sinusites a congestão nasal é um sintoma muito comum”, esclarece.
“É muito comum que a pessoa fique com o nariz entupido e escorrendo quando fica resfriada. Isso porque a inflamação estimula a produção de muco e fluido em excesso como uma forma de proteção”, finaliza o Dr. Dolci.