Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado

Conforme o Brasil avança na competição, mais o torcedor tem a comemorar. No entanto, excesso de álcool e gordura podem sobrecarregar o fígado

Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado
Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado - Foto: Shutterstock

Quando o fígado está repleto de toxinas, e com excesso de gordura acumulada, não consegue cumprir a sua principal função: garantir as trocas metabólicas do organismo. O quadro tem grandes chances de acontecer durante a Copa do Mundo, período em que o torcedor brasileiro tende a comemorar bebidas alcoólicas e uma dieta desregrada.

O farmacêutico homeopata Jamar Tejada conta que absolutamente tudo o que consumimos passa obrigatoriamente pelo fígado. Isso inclui, aliás, até o ar que respiramos e o creme que passamos pelo corpo. 

“O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores. Isso ocorre até o ponto delas poderem ser absorvidas pela mucosa dos intestinos e depois lançadas na circulação sanguínea. Toda a circulação sanguínea do trato digestivo drena em direção à veia porta, de forma que nenhum nutriente ou substância ingerida consiga chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado”, explica.

O mau funcionamento do órgão pode causar ganho de peso

Além disso, é o fígado o órgão responsável por definir se a gordura ingerida será usada para gerar energia ou será armazenada. Se o consumo de gorduras está em excesso, o fígado transforma o glicerol e o ácido graxo em triglicerídeos, armazenando-os no tecido subcutâneo. Isso cria camadas de tecido adiposo, os famosos pneuzinhos. 

No entanto, se o corpo precisar de fontes extras de energia, o tecido adiposo quebra os triglicerídeos novamente em glicerol e o ácido graxo, enviando-os de volta para o fígado para que eles possam ficar disponíveis como fonte de energia para as células. Por isso, o pleno funcionamento do órgão é tão importante.

“Os carboidratos e o excesso de ingestão de álcool se transformam em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose no fígado, ele libera uma parte em direção à circulação sanguínea e armazena outra sob a forma de glicogênio. Assim, ela pode ser usada como fonte de energia nos períodos de jejum ou atividade física”, afirma o especialista.

Porém, se o fígado já está cheio de glicogênio, e o indivíduo continua ingerindo gordura em excesso, ela se transforma em triglicerídeos. Dessa forma, a gordura vai para os tecidos subcutâneos, aumentando os números na balança.

Receita de suco para desintoxicar o fígado

O farmacêutico deixou uma receita simples de suco para manter o bom funcionamento do fígado durante a Copa do Mundo.

Ingredientes:

  • 2 maçãs vermelhas grandes
  • 1 pera verde grande
  • ½ xícara de mirtilos vermelhos frescos
  • 1 folha de couve
  • 1 pepino pequeno

Modo de preparo: 

Lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços menores com a casca e leve para bater no liquidificador até ficar homogêneo. 

A dica é consumir o suco pelo menos três vezes por semana por um mês para ajudar o mesmo na destoxificação. “Quanto melhor a qualidade nutritiva, melhor o fígado responderá e cumprirá suas funções essenciais na saúde do organismo”, finaliza Jamar.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Boas fontes de proteína vegetal são indispensáveis em qualquer dieta balanceada, não apenas para veganos e vegetarianos

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Fitness

Especialista aponta benefícios da musculação com acompanhamento 

Saúde Bucal

Dentista ressalta o impacto da saúde bucal na qualidade de vida e na autoconfiança