Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Tatuagem de henna é comum no verão, mas oferece riscos à pele

Influenciador fez um alerta após ficar com queimaduras de segundo e terceiro grau. Saiba os riscos que a henna oferece

Tatuagem de henna é comum no verão, mas oferece riscos à pele
Tatuagem de henna é comum no verão, mas oferece riscos à pele - Foto: Shutterstock

As tatuagens de henna são extremamente comuns no verão. Quem vai à praia, facilmente encontra artistas expondo desenhos enquanto seguram com uma “canetinha” na mão. Essa parece ser uma boa oportunidade para enfeitar o corpo com uma tattoo temporária. No entanto, é importante tomar cuidado.

O empreendedor Vinícius Neckel usou seu Instagram para fazer um alerta sobre os riscos das tatuagens de henna. “Tatuagem de Henna pode dar ALERGIA e resultar em queimaduras de segundo, terceiro grau. Assim aconteceu comigo”, escreveu na legenda do post. Nas imagens, Vinícius aparece com queimaduras e bolhas. Ele também mostrou como a pele voltou ao normal após a cicatrização. 

Quais os riscos das tatuagens de henna?

A henna é uma substância corante retirada da uma árvore de mesmo nome. Ela tem cor marrom a marrom alaranjado e, se utilizada em sua forma natural, tem uma probabilidade bem pequena de causar alergia ou qualquer dano à pele, esclarece o dermatologista pós-graduado em dermatologia clínica e estética, Dr. Francisco dos Santos Neto.

“Acontece que são utilizados outros componentes ao extrato da planta para conseguir cores e texturas diferentes, aí que está o perigo”, alerta o especialista. Ele cita o exemplo da parafenilenodiamina, uma substância química que se adicionam nas hennas para deixá-las na cor preta, com secagem mais rápida e melhor definição. Dependendo da concentração, essa substância pode causar dermatites sérias e até mesmo queimaduras de segundo e terceiro grau na pele, como aconteceu com Vinícius.

“A chance de causar queimadura com a tatuagem henna vai depender da quantidade de parafenilenodiamina na composição. Isso ocorre pois dependendo da hipersensibilidade da pessoa ao componente parafenilenodiamina a reação inflamatória na pele pode ser muito séria”, afirma o Dr. Francisco. Os efeitos colaterais que podem ocorrer vão desde de uma coceira local leve por hipersensibilidade, dermatites, urticárias e até queimaduras, aponta o dermatologista. 

Já no caso das tatuagens comuns, há um controle maior dos componentes da tinta, por isso há também mais segurança. “O que é muito comum acontecer é a pessoa ter uma reação alérgica a um determinado corante encontrado em algumas cores. Por isso que algumas pessoas apresentam complicações em tatuagens coloridas, mas não tiveram tatuagens de cor única. Além disso, podem surgir queloides, cicatrizes e infecções secundárias”, adverte o especialista.

Como ter mais segurança ao fazer uma tattoo – seja de henna ou não

O dermatologista afirma que é possível fazer uma tatuagem com segurança. “O que eu oriento é sempre perguntar se na composição do produto utilizado tem parafenilenodiamina, e se tiver não fazer”, recomenda.

Além disso, é importante sempre orientar as pessoas que, se elas já têm algum histórico de alergias a produtos de tintura ou corantes, devem estar atentas na hora de fazer tatuagens para não terem nenhuma reação alérgica, destaca o especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O calor já está presente no Brasil, mas no verão as temperaturas devem aumentar. Veja como cuidar da saúde durante o clima quente

Doenças

Brasil registrou três vezes mais casos de dengue este ano do que no mesmo período do ano anterior. Veja os sinais da doença

Alimentação

Estudos recentes mostram que consumir abacate semanalmente reduz em mais de 20% o risco de ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde

Alimentação

Uma alimentação saudável é poderosa na proteção da visão e saúde dos olhos. Oftalmologista aponta o que incluir na dieta