Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

5 dicas para aliviar as dores da cólica menstrual no frio

As baixas temperaturas do inverno tornam a cólica menstrual ainda mais dolorosa para muitas mulheres. Veja como aliviar o desconforto

5 dicas para aliviar as dores da cólica menstrual no frio
5 dicas para aliviar as dores da cólica menstrual no frio - Foto: Shutterstock

Muitas mulheres sofrem com terríveis cólicas menstruais, que podem afetar diretamente a produtividade e qualidade de vida. No entanto, com a chegada da estação mais fria do ano, o corpo pode ficar ainda mais sensível à dor. Isso porque, com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, podendo intensificar as cólicas. 

Imediatamente, as mulheres podem recorrer aos medicamentos de farmácia, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios, para o alívio momentâneo. Porém, existem outras formas de contribuir para o alívio das dores, sem abusar de remédios.

Quando a cólica menstrual pode indicar um problema

Apesar das cólicas serem comuns, essas dores podem estar atreladas a outras condições, como a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva, impactando profundamente a saúde da mulher. 

Segundo o ginecologista Dr. Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, quando as dores acontecem fora do período, é um sinal para buscar acompanhamento médico e iniciar um tratamento, portanto, o importante é observar os sinais que o corpo dá e se os sintomas persistirem, é recomendado procurar ajuda médica o quanto antes.

Como aliviar as dores em casa 

O especialista dá algumas dicas para aliviar as cólicas menstruais em casa. Confira:

1 – Compressas de água morna

Esta é uma das técnicas mais antigas e reconfortantes no período de cólica, já que o calor ativa o fluxo sanguíneo e ameniza as dores. Para fazer, basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. É importante proteger a pele do contato direto, colocando um pano para evitar queimaduras.

2 – Aposte em bebidas quentes

As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa de água quente, auxiliando no alívio das dores. Porém, evite bebidas com cafeína, que tem o potencial de agravar as dores em algumas mulheres. Aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.

3 – Atenção com a alimentação

Alguns alimentos, como doces e comidas mais gordurosas, podem causar inchaço e retenção de líquido em alguns organismos, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por isso, durante o ciclo, é interessante manter uma dieta mais equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gorduras, dando prioridade para legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de ingerir bastante água.

4 – Mantenha hábitos saudáveis

Exercícios físicos ajudam muito na diminuição das cólicas. Isso porque eles aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina, auxiliando no controle das dores. Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, por conta da vasoconstrição que o tabaco causa. Dessa forma, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.

5 – Descanse

O estresse atrelado a um estilo de vida corrido, contribui bastante para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido. Então, o descanso aliado aos hábitos saudáveis, contribuem para um ciclo menstrual com menos desconforto.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Boas fontes de proteína vegetal são indispensáveis em qualquer dieta balanceada, não apenas para veganos e vegetarianos

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Fitness

Especialista aponta benefícios da musculação com acompanhamento 

Saúde Bucal

Dentista ressalta o impacto da saúde bucal na qualidade de vida e na autoconfiança