Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Campanha Junho Laranja promove saúde bucal para as crianças

Quase 5 em cada 10 crianças têm cárie no Brasil. Dentista dá dicas para cuidar da saúde bucal dos pequenos

Campanha Junho Laranja promove saúde bucal para as crianças
Campanha Junho Laranja promove saúde bucal para as crianças - Foto: Shutterstock

Aproximadamente 47% das crianças brasileiras têm cárie, apontou a pesquisa nacional de saúde bucal SB Brasil. Esse número mostra a importância de campanhas como a Junho Laranja. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da ortodontia preventiva para crianças a partir dos seis anos de idade. 

Além de destacar a necessidade de acompanhamento ortodôntico precoce, a iniciativa busca promover hábitos saudáveis desde cedo. Isso inclui a manutenção de uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva. Além disso, a garantia de noites de sono reparadoras, fundamentais para o desenvolvimento infantil.

“A campanha é um lembrete crucial para que a saúde bucal das crianças seja levada a sério, garantindo um desenvolvimento saudável e prevenindo problemas futuros”, ressalta Carolina Alexandre, dentista e especialista em ortodontia na IGM Odontopediatria.

Cuidando da saúde bucal dos pequenos

Segundo a profissional, a higiene bucal adequada é crucial para o desenvolvimento saudável das crianças. Isso porque pode impactar positivamente a saúde geral ao longo da vida.

“A higiene bucal adequada ajuda a prevenir a doença cárie, a gengivite e a periodontite, que podem afetar a saúde geral e provocar complicações orgânicas como doenças cardíacas. Além disso, problemas estéticos e funcionais, como dentes manchados e mau hálito, podem afetar a autoestima e a qualidade de vida das crianças”, explica Carolina.

Entre os principais problemas ortodônticos que afetam as crianças estão a mordida aberta, a mordida cruzada, a distoclusão e a mordida profunda. 

É possível prevenir esses problemas com rotinas de cuidados desde a infância. “Como a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até 2 anos de idade e oferta de alimentos consistentes durante a introdução alimentar”, orienta a especialista.

Para ajudar os pais e responsáveis a cuidar melhor da saúde bucal dos pequenos, a especialista recomenda iniciar a higiene bucal desde bebê, realizar consultas regulares ao odontopediatra a cada seis meses, supervisionar a escovação até a criança ter autonomia, e manter uma dieta nutritiva, evitando alimentos ricos em açúcares e pegajosos.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Diferenciar os efeitos da condição com problemas do coração pode não ser uma tarefa fácil

Câncer

Cada vez mais pessoas abaixo dos 50 anos de idade são diagnosticadas com câncer colorretal. Saiba identificar os sinais de alerta

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Emagrecer

Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é uma estratégia para quem busca perder peso