Saber como emagrecer o rosto tornou-se algo muito comum entre as pessoas que estão acima do peso. Afinal, esse costuma ser o nosso “cartão de visitas”, algo fundamental para a autoestima e o bem-estar físico e mental.
Mas, além disso, outro fator pode ter contribuído para essa procura. Já que alguns medicamentos usados para emagrecer acabam não tendo o mesmo efeito no rosto. Deixando os pacientes com o corpo mais esbelto, só que sem alterar muito o aspecto da cabeça.
“É importante notar que a percepção de desproporcionalidade pode também indicar uma dificuldade de ajuste à nova imagem corporal. Se isso se tornar uma fonte de estresse ou desconforto significativos, procurar o apoio de um profissional de saúde mental pode ser útil”, explica o médico pós-graduado em nutrologia, Dr. Rodrigo Neves.
Como emagrecer o rosto sem procedimentos estéticos
Mas, afinal, o que é necessário para emagrecer o rosto de maneira natural? Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não existe uma maneira comprovada de reduzir níveis de gordura ou retenção em pontos isolados do corpo.
O processo de emagrecimento, portanto, ocorre de maneira geral e cada indivíduo vai ter mais facilidade ou dificuldade de queimar gordura em determinados pontos do corpo. Por isso, se você perdeu um boa quantidade de peso recentemente, mas ainda está insatisfeito com o resultado do seu rosto (ou de qualquer outra região), continue seguindo a dieta e praticando atividades físicas.
Por fatores genéticos, o resultado esperado pode demorar um pouco mais para algumas pessoas. Mas a boa notícia é que ele vem, você só não pode desistir no meio da jornada.
“A maioria das pessoas acredita que o déficit calórico é o fator responsável pelo emagrecimento, ou seja, para perder peso o consumo de energia deve ser menor do que a energia gasta no dia. Portanto, se comer menos, perderá medidas mais facilmente. Porém, a qualidade dos alimentos ingeridos é o elemento chave, além de um estilo de vida mais saudável, de modo geral”, finaliza o Dr. Rodrigo.