Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Conheça sinal nos dedos que pode indicar câncer de pulmão

Sinal presente na ponta dos dedos e nas unhas podem indicar quadros iniciais de câncer de pulmão. Veja como identificar

Conheça sinal nos dedos que pode indicar câncer de pulmão
Conheça sinal nos dedos que pode indicar câncer de pulmão - Foto: Shutterstock

Detectar o câncer de pulmão precocemente é fundamental para combater a doença, que é uma das mais letais do mundo. Isso porque quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Portanto, quando a medicina descobre novos sinais que podem indicar a neoplasia, isso representa um avanço do ponto de vista da saúde pública.

E, felizmente, a ciência parece estar caminhando para encontrar novas formas de identificar o tumor rapidamente. Uma delas é o baqueteamento digital, condição que faz com que a ponta dos dedos fiquem arredondadas. Além disso, as unhas ficam alargadas, curvadas para baixo e amolecidas. Segundo os cientistas, esse sinal pode indicar o câncer de pulmão ainda no início.

O que é o baqueteamento digital

De acordo com a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital. Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.

Desde então, o baqueteamento digital é associado a várias doenças, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como identificar o sinal?

Um teste chamado janela de Schamroth é capaz de identificar o baqueteamento digital. Ele consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e ver se há uma pequena janela em forma de diamante entre elas.

Numa condição normal, geralmente é possível ver esse espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos. Já no baqueteamento digital, não existe esse espaço, e os dedos ficam 100% encostados.

No entanto, vale destacar que nem sempre essa característica está associada a alguma doença. Isso porque ela pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.

Portanto, é fundamental ficar alerta a outros sintomas do câncer de pulmão, como tosse persistente, escarro com sangue e dor no peito. Na presença de algum desses sinais, é importante consultar um médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...