Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Conheça sintomas de problemas no fígado

Maus hábitos podem levar a uma sobrecarga do fígado, causando problemas em todo o organismo. Veja como prevenir

Conheça sintomas de problemas no fígado
Conheça sintomas de problemas no fígado - Foto: Shutterstock

O fígado é o órgão responsável pela produção de colesterol e pelo armazenamento, juntamente com a vesícula biliar, das vitaminas lipossolúveis (A, D e K). Além disso, é ele quem por metabolizar as toxinas do nosso corpo. Por conta de hábitos prejudiciais, pode ocorrer o acúmulo de gordura no órgão, provocando a sua sobrecarga. Quem faz o alerta é o Dr. Silas Soares, médico especialista em saúde funcional e integrativa. 

Fatores que levam à sobrecarga do fígado

Segundo ele, alguns fatores podem sobrecarregar o fígado, e a automedicação é uma delas. “Muitos pacientes utilizam remédios sem a orientação de especialistas, sem saber se o que está tomando é indicado para o organismo sem causar riscos, esse uso de medicamentos sem a prescrição médica, pode evoluir até para uma hepatite medicamentosa”, alerta. 

Conforme o especialista, um dos casos mais famosos é com o de paracetamol. “Quatro gramas desse medicamento já são suficientes para causar uma hepatite medicamentosa e uma sobrecarga hepática aguda”, destaca.

Além disso, outro fator pode ser por conta da má alimentação. É o caso, por exemplo, do alto consumo de alimentos industrializados, como o refrigerante, temperos prontos, outros alimentos que possuem muitos conservantes e altos níveis de agrotóxicos

Por fim, o alto consumo de álcool também é um dos fatores para ter o fígado sobrecarregado. “Essa ingestão é uma das principais causas de sobrecarga, levando à esteatose hepática, que é aquela gordura ao redor do fígado. Isso ocorre, principalmente, se esse grande consumo é feito com bebidas destiladas, como o whisky, a vodka e a cachaça”, adverte o especialista. 

Sintomas de problemas no fígado

O médico aponta os principais sintomas de uma sobrecarga no fígado. Veja:

  • Cansaço e fadiga;
  • Boca amarga;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Dores e cólicas abdominais;
  • Alteração na cor das fezes (esbranquiçadas ou amareladas).

Riscos do fígado sobrecarregado para a saúde

São diversos os riscos à saúde do fígado com sobrecarga. Silas aponta, por exemplo, o mau funcionamento do sistema gastrointestinal, falha na absorção de nutrientes, principalmente vitaminas lipossolúveis, e a má eliminação de toxinas pelo corpo, já que o órgão é responsável por eliminar as toxinas pelas fezes.

“ Por isso, o paciente que está com fígado sobrecarregado tem um comprometimento do sistema trato gastrointestinal e do sistema de excreção de toxinas do corpo”, diz o médico.

Como tratar e prevenir problemas no fígado 

A melhor forma de tratar a condição é agindo diretamente na causa do problema. “Se o fígado está sobrecarregado pelo alto consumo de alimentos industrializados, o mais indicado é fazer uma mudança de vida e se alimentar melhor. Se a causa é pelo grande consumo de álcool, é necessário, pelo menos, diminuir essa ingestão. A mesma coisa com o uso de medicamentos sem prescrição médica”, recomenda o especialista.

Além disso, é possível prevenir uma sobrecarga do fígado através de alguns cuidados. “Mudando o hábito de vida, principalmente, melhorando a qualidade da alimentação e se exercitando mais. Atualmente, muitas pessoas tomam remédios porque estão comendo errado, desenvolvendo patologias. Mas, se começar a se alimentar bem, com uma dieta equilibrada, o uso desses medicamentos será diminuído”, finaliza o Dr. Silas Soares.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...