Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Festa Junina: conheça os benefícios do amendoim

O amendoim não pode faltar nos quitutes de Festa Junina, e nem na dieta de quem deseja os poderosos benefícios das leguminosas

Festa Junina: conheça os benefícios do amendoim
Festa Junina: conheça os benefícios do amendoim - Foto: Shutterstock

Junho é, certamente, uma das épocas mais saborosas do ano no Brasil. Isso porque as mesas das quermesses estão repletas de doces como paçocas e pé de moleque, sobremesas que têm um ingrediente em comum: o amendoim. 

Além de crocante e versátil, o amendoim promove excelentes benefícios à saúde, aponta a nutricionista Patrícia Leite. Confira algumas das vantagens da leguminosa:

Benefícios do amendoim

E é justamente por ser uma leguminosa que, naturalmente, o amendoim é um alimento muito nutritivo e saudável. Afinal, ele contém nutrientes importantes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, explica Patrícia. 

“Ele também contém gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e uma variedade de compostos, como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis, que podem auxiliar na diminuição da absorção intestinal do colesterol ruim (LDL), auxiliando na manutenção adequada dos índices de colesterol no sangue, além de ajudar na saúde cardiovascular”, afirma. 

Além disso, o amendoim tem baixo índice glicêmico e uma quantidade de carboidratos líquidos relativamente baixa, o que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e na saciedade, podendo, também, ajudar a controlar a ingestão calórica. 

Como consumir o alimento

Devido à sua versatilidade, é possível apreciar o amendoim em diversas ocasiões ao longo do dia. “Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, diz a profissional. 

Nas refeições principais, o amendoim pode ser utilizado para conferir crocância às saladas ou realçar o sabor de pratos ensopados, especialmente aqueles à base de vegetais, aves e frutos do mar. Quanto ao tamanho da porção, ele pode variar de acordo com as necessidades individuais e o restante da alimentação de cada pessoa, indica a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...