Quando se fala em limão, a maioria das pessoas logo associa a fruta à vitamina C e ao fortalecimento da imunidade. Mas o potencial desse cítrico vai muito além da prevenção de gripes e resfriados.
Para esclarecer de que forma o limão pode contribuir com a saúde – e até auxiliar no processo de emagrecimento – o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira, especialista em emagrecimento e performance, destacou sete benefícios importantes. Veja:
1. Auxilia na desintoxicação do organismo
“O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas, ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. O que ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”, explica o médico.
2. Melhora o funcionamento intestinal
De acordo com Cerqueira, essa ação desintoxicante também reflete diretamente no intestino. “O consumo de limão impede a constipação e a prisão de ventre. Fazendo com que a pessoa fique menos inchada”, completa.
3. Reduz a retenção de líquidos
Outro benefício do consumo regular é o efeito diurético. “É um ótimo diurético no qual as toxinas são descartadas através da urina”, ressalta o nutrólogo. Dessa forma, o organismo consegue eliminar líquidos em excesso, o que contribui para mais bem-estar e menos inchaço.
4. Fonte de vitaminas e minerais
O limão é rico em vitamina C, vitamina A, ferro e diversos antioxidantes, como polifenóis, limonoides e ácido cafeico. Esse conjunto ajuda a evitar deficiências nutricionais e fortalece o organismo contra doenças.
5. Fortalece a imunidade
“Ele age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias”, afirma o especialista.
6. Protege a saúde do coração
Segundo o médico, o potássio presente na fruta também merece destaque. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta.
7. Versátil no consumo
“O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas. Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento à dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais”, alerta o Dr. Cerqueira.