A lipoaspiração é uma técnica que retira o excesso de gordura de determinadas regiões do corpo através da sucção. Dessa forma, o procedimento melhora o contorno corporal, proporcionando um resultado mais harmônico. A sensação, muitas vezes, é de emagrecimento. No entanto, esta não é uma consequência, nem mesmo um objetivo, da cirurgia plástica.
Conforme o Dr. Daniel Soares, cirurgião plástico em Belém, no Pará, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipoaspiração tem indicação para pacientes (homens e mulheres) que apresentam gorduras localizadas (abdome, costas, face interna de coxas, culotes, submento, etc) e que desejam melhorar o contorno corporal.
“Ela pode se associar à lipoenxertia, procedimento que consiste em colocar a gordura retirada das áreas trabalhadas com a lipoaspiração, processá-las, adequadamente, e enxertar em áreas como glúteos, mamas, panturrilhas e face. Quando a lipoaspiração é associada à lipoenxertia, o procedimento passa a se chamar lipoescultura”, acrescenta o médico.
Lipoaspiração pode recuperar autoestima
Apesar disso, a lipoaspiração não leva ao emagrecimento – o que não quer dizer que não melhore a autoestima. Carol Lemos, por exemplo, é vocalista da Ar15, banda de tecnomelody, e contou a experiência de como optou por uma lipo.
“Eu sou mãe de 4 filhos, sendo 3 biológicos, vindos de parto cesariana. A maternidade traz muitas mudanças no nosso corpo. Foi buscando minha melhor versão que conheci a equipe do Dr. Daniel Soares. Escolhi o método de recuperação rápida, por conta da minha rotina. Fiz a lipoabdominoplastia e mastopexia com prótese, e hoje a minha autoestima está renovada”, afirma.
Lana Lima, digital influencer e empresária, também sentiu na pele os efeitos do procedimento após uma gestação. Mesmo voltando ao peso anterior da gravidez, foi uma lipoescultura que recuperou seu bem-estar.
“Eu vim de um pós-parto que mexeu muito com a minha autoestima, no meu lado mulher. Eu sempre tive um biotipo consideravelmente bom. Treinei muito. Consegui, depois da gravidez, voltar para o meu peso, mas não voltei para o mesmo corpo. O meu corpo mudou muito. A lipoescultura veio para solucionar muito desses incômodos [estéticos] que eu tinha. Veio para renovar a minha autoestima, por isso, escolhi fazer lipoescultura com o Dr. Daniel que é um médico que foi o meu melhor acerto. A gente se sente segura”, contou a empresária.
Quando a cirurgia é indicada?
Não existe uma idade ideal para se realizar uma lipoaspiração, afirma Daniel. “No entanto, orientamos a realização do procedimento em pacientes maiores de 17 anos e com índice de massa corporal (IMC) até 28.”, informa o médico.
Por outro lado, para quem deseja emagrecer, a melhor proposta seria procurar profissionais habilitados na área de emagrecimento para, então, avaliar a melhor proposta de tratamento, seja ela clínica ou cirúrgica.
O vídeo contém algumas dicas de uma especialista para emagrecer de forma saudável. Confira: