As varizes podem causar bastante desconforto estético para grande parte das mulheres, e algumas vezes até mesmo dor. A condição é uma doença crônica, em que as veias se tornam permanentemente dilatadas, alongadas e tortuosas, apresentando perda da função, explica a médica cirurgiã vascular da Venous, Dra. Cristienne Souza.
Além de crônica, a condição é progressiva, o que significa que, sem o tratamento adequado, ela pode evoluir para quadros mais graves ou complicações. “Em estágios mais avançados ocorre edema permanente das pernas, escurecimento e fibrose da pele, feridas, tromboflebite e tromboses”, alerta Cristienne.
O que causa as varizes?
Conforme a especialista, as varizes estão associadas à predisposição genética e hereditariedade. “As varizes surgem devido interações entre fatores hereditários e adquiridos, do próprio indivíduo ou ambientais, como gestação, obesidade, ortostatismo profissional prolongado (trabalhar muito tempo em pé), sedentarismo, tabagismo. Os membros inferiores são os locais mais afetados”, explica a médica.
Além disso, Cristienne afirma que os hormônios femininos estão envolvidos na manifestação das varizes. Por isso, observamos que a doença ocorre com mais frequência nas mulheres, especialmente durante a gestação (período no qual os hormônios estão mais elevados).
Tratamento
O tratamento clínico para varizes envolve controle do peso corporal , atividades físicas regulares, cessar o tabagismo e evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado. Já os tratamentos diretos devem ser individualizados para cada paciente. Isso porque cada tipo de vaso responderá de maneira melhor ou pior a cada tipo de técnica.
“Por isso, é importante realizar o tratamento com o médico especialista, pois este está capacitado a saber qual técnica será mais eficaz em cada caso. Além disso, o que acontece, na verdade, é que a mesma pessoa possui vários tipos de vasos doentes nas pernas, e o tratamento ideal envolverá o uso de técnicas combinadas”, acrescenta a cirurgiã vascular.
Varizes e musculação combinam?
Para quem sofre com varizes ou tem tendência a desenvolver o problema, a prática de musculação pode se tornar uma preocupação. No entanto, malhar não causa varizes. “Ao contrário, a prática regular da atividade física melhora a circulação venosa”, destaca Cristienne.
Segundo ela, o fortalecimento das panturrilhas auxiliam no bombeamento sanguíneo e no retorno do sangue venoso para o coração. É importante ressaltar que a musculação deve ser prescrita e orientada pelo profissional da área e as cargas devem ser adequadas ao seu nível de condicionamento físico.
Prevenção
A profissional elenca algumas dicas que podem ajudar a prevenir o surgimento das varizes. Confira:
- Manter atividades físicas regulares para fortalecimento da musculatura das pernas e melhorar o retorno venoso;
- Controle adequado do peso corporal, evitando sobrepeso e obesidade;
- Evitar e/ou cessar o tabagismo;
- Evitar ficar períodos prolongados na mesma posição (muito tempo em pé ou sentado);
- Manter acompanhamento regular com médico vascular para evitar progressão da doença.