Com a proximidade do verão, a busca pelo emagrecimento e pelo enquadramento no padrão estético de corpo perfeito se intensificam. Especialmente para mulheres e jovens, a estação pode desencadear uma série de gatilhos, resultando em graves problemas, como a distorção de imagem. Essa dinâmica impacta negativamente na saúde, na qualidade de vida e no bem-estar de grande parte da população, que adota comportamentos extremos para imprimir a imagem ideal.
Durante este período, em específico, alguns indivíduos que lutam contra transtornos alimentares ou lidam com problemas de autoimagem, podem ficar mais vulneráveis. Assim, também tornam-se mais suscetíveis a uma piora ou recaída, condição que se percebe a partir de uma piora da saúde emocional.
Marcial Pereira, especialista da BurnUp, healthtech focada em saúde mental e emocional, explica que a crescente insatisfação com o corpo pode estar acompanhada de outras doenças, como a ansiedade e a depressão. Isso porque durante o “projeto verão”, mais pessoas relatam pular refeições, se exercitar mais do que o usual e desenvolvem uma obsessão com seus corpos e com a sua alimentação.
Nesse sentido, a pressão estética pode se intensificar para as pessoas que estão acima do peso, resultando muitas vezes em preconceitos sociais como a gordofobia. De acordo com os dados da pesquisa Obesidade e Gordofobia, realizada pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e pela Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM), 85,3% das pessoas nessa condição já foram vítimas desse tipo de preconceito.
Cuidados com a saúde mental no verão
- Não faça dietas que prometem resultados desejados de forma rápida. Essa abordagem pode trazer prejuízos para a saúde física e mental.
- Não utilize qualquer medicamento sem prescrição e acompanhamento médico.
- Fique atento ao tipo de conteúdo consumido nas mídias sociais. Isso porque as redes costumam reforçar a ideia de que os corpos precisam estar dentro de um padrão.
- Entenda que o corpo de verão é um corpo saudável, construído com equilíbrio durante todas as estações do ano.
O médico do esporte ainda acrescenta que o “corpo de verão” que é objeto de desejo de muitos, é o resultado da adoção de hábitos saudáveis ao longo do ano todo. Por meio do equilíbrio, há um resultado estético que reflete a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, nutrindo o corpo e a mente.
“É importante manter constância, consistência e lembrar-se porquê treinar e se alimentar bem o ano todo e não apenas em preparação ao verão. Esse equilíbrio ajuda a manter a saúde física e mental em dia”.