Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Sintomas de endometriose: doença acomete uma em cada 10 mulheres no Brasil

Diagnóstico tardio, infelizmente, não é algo raro. Entenda quais são os sintomas de endometriose e como tratar

Sintomas de endometriose
Sintomas de endometriose - Shutterstock
[PAGE TITLE]

Saber os sintomas da endometriose é fundamental para que o diagnóstico da doença não seja postergado e adie o tratamento, causando um sofrimento desnecessário. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente uma em cada 10 mulheres no Brasil possuem a doença. No entanto, a descoberta do problema costuma demorar.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com a cantora Anitta, que descobriu que tinha endometriose depois de um logo período de sofrimento, com dores e desconfortos. Ela foi operada em um hospital de São Paulo para tratar a doença e recebeu alta na última segunda-feira (25).

Entenda a condição

A doença ocorre quando o endométrio, que é o tecido que envolve a cavidade do útero, começa a crescer em outras partes do corpo. “Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo”, explica o Dr. Eduardo Schor, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Sintomas de endometriose

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas de endometriose podem surgir já na adolescência. São eles:

  • Cólicas menstruais progressivas e/ou incapacitantes;
  • Dor profunda na relação sexual;
  • Dor pélvica fora do período menstrual;
  • Diarreia;
  • Constipação intestina;
  • Modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação;
  • Dor ou sangramento ao evacuar ou urinar durante a menstruação.

“Isto se deve à secreção de prostaglandinas pelos implantes da doença. A prostaglandina estimula a contração do intestino, fazendo com que a mulher vá ao banheiro um número maior de vezes durante o fluxo menstrual. Já, quando a doença é avançada, o intestino grosso pode ser acometido e os sintomas se tornam mais exuberantes. Sangramento ao evacuar, sensação de querer ir ao banheiro toda hora e dificuldade para evacuar são sinais de que a doença já avançou”, alerta o Dr. Schor.

Dificuldade no diagnóstico

Uma das características da endometriose, segundo o ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, é a dificuldade de diagnosticar a doença. “É um problema muito estigmatizado, visto que muitas pacientes possuem receio em falar o que estão sentindo. É muito difícil as pessoas em volta dessa mulher entenderem essa dor, por isso, acaba sendo subestimado por ela mesma”, esclarece.

Além disso, geralmente, a doença possui um diagnóstico muito tardio na vida das mulheres, visto que ela pode ser assintomática. Por isso, reforçando, é de extrema importância fazer exames frequentes para ser diagnosticado o mais rápido possível.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Aprenda como os seus hábitos podem interferir diretamente durante no descanso

Emagrecer

Nutricionista revela pequenos segredos que vão deixar a sua dieta mais saborosa

Alimentação

Conheça os benefícios que a bebida pode oferecer para o seu bem-estar

Saúde Mental

Descubras os sintomas e o tratamento da "doença da falta de afeto"