O sono é uma necessidade básica que possibilita o descanso e permite o reequilíbrio corporal. Além disso, ele é fundamental para a recuperação física e mental, impactando em diversas outras funções do organismo. É o caso da regulação do metabolismo, melhora da memória, fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio dos hormônios.
Dessa forma, dormir mal pode afetar o desempenho no estado de vigília, resultando em cansaço e indisposição. Sinais comuns de noites mal dormidas são alterações de humor, lentidão de raciocínio e queda do rendimento.
De acordo com o especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMaisUm, Dr. Neto Borghi, adotar uma rotina de sono de qualidade contribui para o controle do peso. Além disso, dormir bem auxilia na prevenção de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.
Tempo ideal
Segundo a Associação Brasileira de Sono, a recomendação do tempo de sono ideal varia de acordo com a idade. Para os adultos a indicação é dormir de 7 a 9 horas por noite para que o corpo passe por todas as fases do sono. Já para as crianças esse número varia de 9 a 11 horas diárias.
Dicas para uma boa noite de sono
- Mantenha um horário regular para dormir e acordar. Assim, o cérebro e o corpo se adaptam a rotina, tornando o período de sono mais proveitoso.
- Evite o uso de eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul dos dispositivos pode estimular o cérebro a ficar desperto.
- Crie um ambiente tranquilo, escuro e silencioso no quarto. Investir em itens que promovam o aconchego, luzes baixas e aromas podem ser boas opções para auxiliar no relaxamento.
- Evite refeições pesadas e estimulantes à noite. Ingerir refeições leves evita indisposições que podem prejudicar a qualidade do sono.
- Pratique atividades relaxantes antes de dormir, como leitura ou meditação. Realizar ações que tirem o cérebro do estado de alerta permite uma noite mais tranquila.