Está bastante enganado quem acredita que basta escovar os dentes e fazer o uso do fio dental para manter a saúde bucal em dia. Na verdade, é preciso muito mais do que isso, o que inclui abandonar alguns hábitos comuns, que podem parecer inofensivos.
A saúde bucal pode garantir um sorriso bonito, mas, além disso, ela está atrelada ao bem-estar de todo o organismo. Um exemplo é a ligação dos dentes com o coração. Segundo a cirurgiã-dentista Marcela O ́Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos tem início na saúde bucal.
“Investir no cuidado da saúde bucal contribui com o diagnóstico e a prevenção de problemas como infarto, endocardite bacteriana e acidente vascular cerebral (AVC). Desses, mais de 40% dão os primeiros indícios através de sintomas na boca’’, estima a especialista.
Por isso, é imprescindível manter uma boa rotina de cuidados com os dentes. O cirurgião-dentista Anderson Brasil destaca sete hábitos que você deve abandonar. Confira:
1) Mastigar e morder objetos
Ter o hábito de mordiscar objetos como tampa de caneta, por exemplo, é bastante prejudicial para a saúde dos dentes.“O ato de mastigar apenas de um lado é algo que costuma ser involuntário, porém, devemos prestar atenção. A saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares”, afirma o especialista.
2) Escovar os dentes com muita força
Preste atenção quando for escovar os dentes, e tome cuidado para não aplicar muita força na escova. Isso porque, esse ato, de acordo com Anderson, “pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimentos”.
3) Abrir garrafas e embalagens com os dentes
Nesse caso, o perigo é lesionar a mandíbula ou quebrar algum dente, adverte o cirurgião-dentista.
4) Palitar os dentes
“O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção, além de provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área”, alerta o profissional.
5) Manter bebidas ácidas por muito tempo na boca
“Bebidas alcoólicas em excesso provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes”, explica. Portanto, é recomendável diminuir o consumo desses produtos.
6) Fazer procedimentos estéticos de maneira inadequada
O especialista destaca que é importante saber que todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.
7) Fumar
Cessar o tabagismo é fundamental, pois o cigarro “pode desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo desenvolver câncer na boca”, finaliza Anderson.