Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Diabetes e outras doenças: veja como a dieta low carb pode ajudar

A dieta low carb pode combater a resistência à insulina e a síndrome metabólica, fatores de risco para diabetes, Alzheimer e outras doenças

Diabetes e outras doenças: veja como a dieta low carb pode ajudar
Diabetes e outras doenças: veja como a dieta low carb pode ajudar - Foto: Shutterstock

Diversos tipos de dietas, tais como low-fat, mediterrânea e até a restrição calórica pura e simples, geram emagrecimento. Porém, poucas são tão eficientes para tratar doenças metabólicas como a estratégia alimentar low carb. 

“Muitas pessoas que buscam aprender sobre dieta low carb querem apenas perder peso. Mas o aspecto em que a low carb brilha mesmo é como abordagem terapêutica para resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes”, destaca José Carlos Souto, médico especialista neste modelo de alimentação, em seu livro “Uma dieta além da moda – Uma abordagem científica para a perda de peso e a manutenção da saúde”.

De acordo com Souto, duas condições extremamente comuns, mas ainda pouco conhecidas pela população em geral, são as raízes da maioria das doenças crônicas e degenerativas existentes. Estamos falando da resistência à insulina e à síndrome metabólica.

“Elas são fatores de risco para os ‘quatro cavaleiros do apocalipse’: diabetes, doença cardiovascular, câncer e demência, como Alzheimer”, diz o médico. Porém, dietas de baixo carboidrato são particularmente eficazes nessas circunstâncias. 

A síndrome metabólica, por exemplo, causa pelo menos três dos seguintes efeitos: aumento da circunferência abdominal, pressão alta, glicose acima do normal, triglicerídeos aumentados e HDL (“colesterol bom”) baixo. A dieta low carb, por outro lado, combate exatamente os mesmos problemas.

Priorize sempre a ingestão de proteínas

Para quem deseja adotar uma dieta low carb com sucesso, a dica é priorizar sempre o consumo de proteínas. “A proteína funciona como um verdadeiro freio do apetite. Por isso, o aumento da proporção de proteína na dieta leva a uma redução espontânea da fome e do consumo calórico”, diz o médico.

Além disso, a proteína impede que o metabolismo sofra redução muito significativa (a chamada “termogênese adaptativa”), que é um dos motivos para a dificuldade de perda de peso, conclui o especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Especialista dá dicas de como conquistar a hipertrofia

Saúde Bucal

Especialista explica como as escolhas alimentares podem proteger os dentes

Alimentação

Especialista explica quais os impactos do órgão na saúde 

Alimentação

Especialista dá dicas para quem busca uma alimentação saudável