Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Emagrecem e afastam doenças: conheça 6 tipos de alimentos da dieta funcional

A dieta funcional é conhecida por afastar doenças e acelerar a perda de peso. Conheça 6 classes de alimentos para incluir na rotina

Emagrecem e afastam doenças: conheça 6 tipos de alimentos da dieta funcional
Emagrecem e afastam doenças: conheça 6 tipos de alimentos da dieta funcional - Foto: Shutterstock

Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios extras à saúde, isto é, além de seus nutrientes básicos. Isso porque eles contêm substâncias bioativas que têm efeitos fisiológicos específicos no corpo humano, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico e afastar doenças crônicas. Com as escolhas certas, a dieta funcional ainda pode também ajudar a perder peso.

A nutricionista funcional Cris Ribas Esperança cita as 6 principais opções de alimentos funcionais para acrescentar na dieta. Confira:

  1. Cereais integrais: são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
  2. Frutas e verduras: são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, que podem ajudar a prevenir doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.
  3. Ômega-3: é um ácido graxo essencial encontrado em peixes, nozes e sementes. Ele pode reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamação e depressão.
  4. Probióticos: são bactérias benéficas encontradas em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e chucrute, por exemplo. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal e podem melhorar a digestão, a imunidade e a saúde mental.
  5. Prebióticos: são fibras encontradas em alimentos como alho, cebola, alcachofra, aspargos e biomassa de banana verde. Eles alimentam as bactérias benéficas do intestino, melhorando a saúde intestinal e, além disso, a absorção de nutrientes.
  6. Chá verde: contém antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a saúde cerebral.

Por que a dieta funcional vale a pena?

Cris aponta também os principais benefícios de adotar uma dieta funcional:

1. Fornece nutrientes essenciais

Os alimentos funcionais são ricos em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam a manter o corpo saudável e funcionando corretamente, apoiando funções vitais como o crescimento, o desenvolvimento e a reparação celular, explica a nutricionista.

2. Ajuda a prevenir doenças crônicas

A dieta é um fator importante na prevenção de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Nesse sentido, a dieta funcional se mostra uma verdadeira aliada da saúde. Isso porque, aponta Cris, os alimentos funcionais são geralmente ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco dessas doenças.

3. Aumenta a energia e a vitalidade

A dieta funcional fornece ao corpo a energia e os nutrientes necessários para funcionar corretamente. Ou seja, uma dieta rica em nutrientes pode aumentar os níveis de energia, melhorar a função cognitiva e ajudar a manter uma boa saúde mental, afirma a nutricionista.

4. Melhora a digestão

Cris explica que alguns alimentos funcionais são ricos em fibras. É o caso de frutas, verduras e cereais integrais, por exemplo. Por isso, eles ajudam a manter a saúde intestinal e a regularidade do trato digestivo.

5. Fortalece o sistema imunológico

Muitos alimentos funcionais são ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra doenças e infecções, reforça a profissional.

6. Ajuda na perda de peso

Esse talvez seja o benefício que mais atrai adeptos para a dieta funcional. O resultado na balança é consequência dos alimentos ricos em fibras e proteínas, que podem ajudar a aumentar a saciedade e reduzir o apetite. Por isso, a dieta facilita o processo do emagrecimento e a manutenção de um peso saudável.

7. Aumenta a longevidade

A dieta funcional e a longevidade estão diretamente associadas, destaca Cris, já que uma alimentação adequada pode ajudar a prevenir doenças crônicas e aumentar a expectativa de vida.

Alerta importante

A nutricionista afirma que a dieta funcional é uma maneira natural e eficaz de melhorar a saúde e prevenir doenças crônicas, pois os alimentos que fazem parte do plano alimentar representam uma parte importante de uma dieta equilibrada. Além disso, eles podem ser facilmente incorporados em uma variedade de refeições e lanches. 

No entanto, vale destacar que a dieta funcional não faz milagre. “É importante lembrar que os alimentos funcionais não são uma cura para doenças, mas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-las e melhorar a qualidade de vida. É sempre importante consultar um nutricionista antes de fazer mudanças significativas na dieta”, finaliza Cris.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...