Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

O que acontece no corpo de quem come morango todos os dias

Estudo recente demonstrou que comer determinada quantidade de morangos diariamente fortalece a saúde cardíaca e reduz o colesterol

Comer morango todos os dias melhora a saúde do coração, diz estudo
Comer morango todos os dias melhora a saúde do coração, diz estudo- Foto: Shutterstock

Um estudo apresentado no 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), demonstrou que comer cerca de oito morangos por dia colabora com a saúde do coração. Além disso, a fruta traz benefícios cardiometabólicos para o ser humano.

“O estudo ‘Global Burden of Disease’ mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a ‘lacuna de frutas’, precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos”, diz Britt Burton-Freeman em comunicado. Britt é professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.

Benefícios do morango comprovados pela ciência

Estudos anteriores já apontaram os benefícios cardiometabólicos do morango. Aliás, os ganhos que mais se destacam são:

  • Diminuição do colesterol total e do “ruim” (lipoproteína de baixa densidade);
  • Aumento do relaxamento e elasticidade vascular,;
  • Diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina;
  • Redução do açúcar no sangue.

Uma pesquisa feita no Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, analisou 34 homens e mulheres com hipercolesterolemia moderada. Nesse caso, os cientistas também concluíram que a função vascular melhora de forma rápida após a ingestão de morango — em cerca de uma hora.

Para complementar esses achados, os cientistas fizeram uma pesquisa randomizada e controlada com 33 adultos obesos. Durante o projeto, eles consumiam, diariamente, duas xícaras e meia de morango. Essa iniciativa diminuiu significamente a resistência dos voluntários à insulina e, além disso, aumentou o tamanho das partículas de “colesterol bom” (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não comeu a fruta.

“Nosso estudo apoia a hipótese de que o consumo de morango pode reduzir os riscos cardiometabólicos”, disse o investigador principal, Arpita Basu. “Além disso, acreditamos que essa evidência apoia o papel de morangos em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos”, acrescentou o pesquisador.

Por fim, os pesquisadores destacam que oito morangos cumprem o valor diário recomendado de vitamina C e, além disso, fornecem diversos outros nutrientes e compostos bioativos benéficos à saúde. Vale lembrar que esta é uma fruta versátil e bastante saborosa.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Especialista orienta como acelerar o metabolismo durante as confraternizações de final de ano

Dor

Especialista explica quais são os prejuízos para a saúde e dá dicas de como amenizá-los

Sem categoria

Luiz Inácio Lula da Silva precisou passar por uma craniotomia na madrugada desta terça-feira (10); entenda cirurgia

Alimentação

Especialista dá dicas de quais alimentos consumir para perder barriga com saúde