Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Alimentos sazonais: saiba quais são e seus benefícios para a saúde

Especialista lista alimentos para incluir na dieta nesse período do ano

alimentos
Investir em alimentos sazonais pode ser uma boa opção para diversificar a cardápio / Foto: Shutterstock

A primavera é conhecida como o mês das flores, porém, a estação também proporciona explorar uma maior variedade alimentar por meio da introdução de frutas e vegetais da época. Conhecer mais sobre esses alimentos e suas propriedades nutricionais é uma oportunidade de diversificar a alimentação, tornando-a mais prazerosa. 

Segundo a nutricionista Glaucia Balardini, a primavera é uma chance de incluir produtos naturais na dieta. “As opções típicas desta época oferecem um sabor vibrante e são ricas em nutrientes essenciais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e promover a saúde no geral”, explica a especialista do GoodBom Supermercados.

Vantagens alimentares

O consumo de comidas de acordo com a safra traz inúmeros benefícios. Confira os principais abaixo

  • Disponibilidade de nutrientes: o aproveitamento do clima e absorção de minerais presentes no solo são maiores. 
  • Sabor: o cultivo sazonal faz com que o alimento desenvolva melhor seu aroma e sabor.
  • Agrotóxicos: os alimentos da estação necessitam de uma menor utilização de agrotóxicos e pesticidas, auxiliando na manutenção da saúde do consumidor. 

Confira os benefícios dos alimentos da primavera

  • Morangos 

O morango é rico em vitamina C, antioxidantes e fibras. “Esses nutrientes são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde da pele e promover uma digestão saudável. Além disso, eles contêm compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a saúde cardiovascular,” esclarece a nutricionista. 

  • Aspargos 

Os aspargos são vegetais fontes de vitaminas A, C, E e K, além de minerais como ferro e potássio. Esses nutrientes possuem benefícios que auxiliam no fortalecimento dos ossos, na melhora da saúde ocular e na manutenção do equilíbrio eletrolítico. “O consumo regular de aspargos também pode contribuir para a saúde renal e para a digestão, devido às suas propriedades diuréticas e ao alto teor de fibras,” indica a especialista.  

  • Ervilhas 

A ervilha é um alimento fonte de proteína vegetal, fibra, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco. “ Elas ajudam a manter a energia ao longo do dia, promovem a saúde do coração e apoiam o sistema imunológico. As ervilhas também contêm antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo,” explica Gláucia.  

  • Rabanete 

Os rabanetes são vegetais que possuem propriedades desintoxicantes. “Eles são ricos em vitamina C, fibras e minerais como potássio e cálcio, o que auxilia na digestão, além de ajudar a manter a pele saudável e melhorar a função hepática. O consumo do rabanete pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue e promover a saúde cardiovascular,” relata a profissional. 

  • Alcachofras 

A alcachofra é uma adição saudável à dieta, por conta de seu alto teor de antioxidantes e fibras. Além disso, o alimento possui propriedades de apoio à função hepática e digestiva, ajudando a eliminar toxinas e melhorar a digestão. “A presença de compostos antioxidantes nas alcachofras pode também proteger o corpo contra danos celulares e apoiar a saúde geral,” declara a especialista.  

Adicionar esses alimentos à dieta é uma opção para quem busca diversificar as receitas, trazendo mais benefícios para a saúde. “Ao aproveitar as delícias da primavera, você estará investindo no bem-estar a longo prazo e celebra a estação com uma alimentação que nutre o corpo e a mente,” conclui a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Saiba como identificar e tratar as condições adequadamente

Saúde Mental

Especialista dá dicas para uma rotina com maior qualidade de vida

Alimentação

Especialista indica opções para consumir no processo de perda de peso

Alimentação

Uma alimentação saudável é poderosa na proteção da visão e saúde dos olhos. Oftalmologista aponta o que incluir na dieta