Quem sofre regularmente de dor nas costas, entende o quão limitante esse desconforto pode ser. Infelizmente, o problema é bastante comum. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá com dores nas costas em algum momento da vida.
No entanto, há alternativas que permitem melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas. Antes de mais nada, porém, é preciso de um direcionamento médico para utilizar a estratégia mais eficaz em cada caso, destaca o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho.
“Atualmente, existem diversos tratamentos que podem auxiliar bastante na redução de dores e melhora da qualidade de vida, mas para utilizar a que for mais eficaz de acordo com a sua situação é importante ter um acompanhamento profissional”, diz o profissional.
6 opções de tratamento para dores nas costas
Luiz Felipe detalha seis diferentes formas de tratar a dor nas costas. Confira:
1. Fisioterapia
“A fisioterapia é um dos procedimentos mais usados, tanto para tratar, como para prevenir dores nas costas. Seja através de exercícios, técnicas de alongamento e fortalecimento muscular específicos, o que traz alívio da dor, melhora da mobilidade e prevenção de lesões”, explica o médico.
2. Exercícios de baixo impacto
“Esqueça essa história de que quem tem dores nas costas não pode praticar exercícios físicos”, ressalta Luiz Felipe. O ortopedista recomenda a prática de exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação ou yoga, por exemplo.
“Essas modalidades ajudam a fortalecer os músculos das costas e reduzem as dores, melhorando a postura e prevenindo futuros desconfortos”, diz.
3. Massagem terapêutica
“A massagem terapêutica também é uma alternativa para dores nas costas, pois alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e reduz a rigidez, no local”, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho.
4. Medicamentos
Medicamentos, como analgésicos ou anti-inflamatórios prescritos por um médico, ajudam a reduzir a dor nas costas, aliviando o desconforto temporariamente, explica Luiz.
Porém, eles só são usados em casos um pouco mais graves, onde as dores atingem um novo patamar de desconforto. Nesse sentido, vale chamar a atenção para os perigos da automedicação, que podem mascarar e até mesmo potencializar o problema.
5. Uso de célula tronco
O uso de célula tronco tem um imenso potencial de solucionar as dores nas costas, informa o ortopedista. Isso porque uma das ações da célula é a modulação neuronal, fazendo o controle das dores crônicas fortes, resolvendo o problema.
6. Cirurgia
A intervenção cirúrgica é considerada apenas em casos extremos de dores nas costas, quando tratamentos não invasivos não surtem mais efeito. “Ela busca corrigir problemas estruturais, aliviando a dor crônica e melhorando a função”, explica o Dr. Luiz Felipe Carvalho.