Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Médico aponta 5 mitos sobre nutrição que você sempre acreditou

Todo suco é saudável? E todo carboidrato é vilão? Médico esclarece esses e outros tabus sobre uma boa nutrição

Médico aponta 5 mitos sobre nutrição que você sempre acreditou
Médico aponta 5 mitos sobre nutrição que você sempre acreditou - Foto: Shutterstock

Para ter uma alimentação saudável de fato e, assim, proteger a saúde, o ideal é se manter distante das desinformações sobre nutrição. Isso porque muitas crenças e falácias, disseminadas pela internet, atrapalham os planos de quem está disposto a seguir uma boa dieta.

O médico pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, Rodrigo Neves, recomenda seguir orientações médicas e evitar mitos que podem, na verdade, prejudicar a sua nutrição.

Ele lembra ainda que a alimentação saudável é uma forma de melhorar a saúde física e mental, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças crônicas, manter um peso saudável, entre outros benefícios.

“Cuidar bem da alimentação é essencial para a saúde. Mas, é tão importante quanto, basear as escolhas alimentares em informações científicas confiáveis e evitar mitos alimentares”, alerta o especialista.

5 mitos sobre nutrição que você deve deixar de acreditar

Pensando nisso, Rodrigo esclarece cinco mitos muito comuns sobre nutrição, que passaram a fazer parte do senso comum. Confira:

1 – Sucos são sempre saudáveis

“As frutas possuem diversos nutrientes importantes para nosso corpo, assim como um açúcar chamado frutose que tem a sua absorção moderada pelas fibras da fruta, fibras essas que são perdidas quase que completamente em um suco, o que multiplica a quantidade de açúcar. Ou seja, é preciso ter moderação no consumo de sucos, principalmente para pessoas com diabetes, sempre que possível optar pela fruta in natura”, afirma o médico.

2 – Comida vegana é sinônimo de comida saudável

“Nem sempre. Isso porque, apesar de costumar ter mais fibras e nutrientes, a comida vegana não está isenta, por exemplo, de açúcar, sal, gorduras, e até mesmo de ser um alimento ultraprocessado. Ou seja, para comidas veganas é preciso ter o mesmo cuidado em manter o equilíbrio nutricional”, diz.

3 – Carboidratos são os vilões da alimentação saudável

Este é outro mito bastante comum acerca da nutrição. “Os carboidratos são um ‘combustível’ para o nosso corpo, fornecendo energia para o dia a dia, ou seja, tem uma função importante na alimentação. Não ter esses alimentos pode nos deixar cansados e sem ânimo”, destaca o especialista.

4 – Leite de vaca não deveria ser tomado por humanos

“O leite não faz mal à saúde, desde que consumido com moderação. Ele é uma fonte de energia e proteínas importante para o corpo. Ele faz mal apenas para quem tem intolerância à lactose”, diz o médico.

5 – Manga com leite faz mal

“Esse é um grande mito, pois não há evidências científicas de que misturar manga com leite seja prejudicial à saúde. Essa combinação é inclusive bastante comum em diversas receitas, como sucos, mousses e milk shakes”, afirma Rodrigo Neves.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...