Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Vasculite: entenda a doença de Ashton Kutcher

Ator afirma que está totalmente recuperado da vasculite, mas a medicina mostra que a condição pode retornar

Vasculite: entenda a doença de Ashton Kutcher
Vasculite: entenda a doença de Ashton Kutcher / Reprodução Instagram (@aplusk)

O ator Ashton Kutcher revelou que ficou sem ver, ouvir e andar por causa de uma doença autoimune. Trata-se de uma forma rara da vasculite, doença inflamatória que acomete os vasos sanguíneos, principalmente as artérias do corpo.

A vasculite pode atingir vários órgãos, inclusive o cérebro, articulações, coração e músculos. Cada órgão acometido pela doença vai gerar uma manifestação diferente no paciente, como explica o Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os principais sintomas da vasculite são:

Já a causa da vasculite é desconhecida. “Alguns tipos estão relacionados com a composição genética de uma pessoa. Outros, resultam do sistema imunológico que ataca as células dos vasos sanguíneos saudáveis, como uma doença autoimune. Outros casos, são derivados de uma reação alérgica a algum tipo de medicamento”, esclarece o neurocirurgião.

Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de surgir alguma vasculite. O médico destaca: causa genética ou hereditária, doenças do sistema imunológico, estilo de vida desregrado, infecções, idade (maior risco em menos de 5 e maiores de 50 anos) e complicação por medicações.

Tipos de vasculite

Conforme o especialista, há duas classificações principais da doença: a primária, que atinge pacientes saudáveis, sem histórico de doenças, e a secundária, que acomete pessoas diagnosticadas previamente com alguma enfermidade, como lúpus.

Além dessa divisão, existem diversos tipos de vasculite. Portanto, o Dr. Wanderley reforça que ela pode acontecer em diferentes regiões do corpo e por diferentes causas, e por isso há variações da condição.

“Existem vasculites que levam à necrose ou à inflamação dos vasos (chamada de arterite de células gigantes). Existem também as que atingem o sistema nervoso e a pele, e as causadas por drogas, infecções e tumores, além de outras manifestações do tecido conjuntivo”, enfatiza.

Diagnóstico

Exames como a tomografia, ressonância magnética e angioressonância são eficazes no diagnóstico da vasculite. No entanto, o exame mais importante é a arteriografia cerebral, ou arteriografia de outro órgão possivelmente acometido pela doença. “São os exames que vão nos ajudar a dar um diagnóstico cuidadoso”, afirma o médico.

Tratamento

Por causas infecciosas ou não, a vasculite é comumente tratada com corticóides. “Também podem ser usados agentes que nós chamamos citotóxicos. Entre eles a ciclofosfamida ou por via oral, ou por via venosa”, comenta o Dr. Wanderley.

Em muitos casos, dependendo do órgão acometido ou da gravidade, o recomndado realizar um procedimento chamado plasmaferese. Trata-se de uma limpeza dos antígenos e anticorpos do órgão, que são retirados e depois introduzidos novamente no plasma do paciente, como explica o especialista.

“O diagnóstico da vasculite tem que ser preciso e precoce, para uma pronta adoção de terapias que garantem um aumento da taxa de sobrevida e da qualidade de vida do paciente. E também para não levar a uma manifestação fatal”, destaca.

Vasculite tem cura?

Ashton Kutcher foi às redes sociais esclarecer a repercussão sobre seu quadro de saúde. Em uma publicação no Twitter, o ator afirmou que está totalmente recuperado.

No entanto, a vasculite não tem cura, como aponta o neurocirurgião Dr. Wanderley. Por isso, de acordo com a medicina, os sinais da infecção podem voltar a qualquer momento, tornando necessário retomar o tratamento.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Doenças

A AME é uma doença rara que a causa a degeneração e morte dos neurônios motores, afetando diretamente os movimentos

Doenças

A estação das flores também costuma ser a estação das alergias. Saiba como prevenir as enfermidades da primavera

Alimentação

Doenças cardiovasculares, metabólicas e até mesmo alguns tipos de câncer pode ser evitados ao comer em casa