Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Verão aumenta casos de intoxicação alimentar: veja como prevenir

Médico alerta para maus hábitos que levam à intoxicação alimentar e dá dicas para prevenir contaminações na rua ou em casa

Verão aumenta casos de intoxicação alimentar: veja como prevenir
Verão aumenta casos de intoxicação alimentar: veja como prevenir - Foto: Shutterstock

O verão está chegando e, com ele, os casos de intoxicação alimentar devem aumentar. A condição é resultado da ingestão de água ou alimentos contaminados – seja com bactérias, vírus ou até mesmo substâncias tóxicas.

De acordo com o Dr. Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto EndoVitta, no calor é importante redobrar a atenção em relação à intoxicação alimentar. Isso porque as altas temperaturas fazem com que a proliferação das bactérias aumente e seja mais rápida. 

Como prevenir casos de intoxicação alimentar

“Por isso, os alimentos devem ser conservados e refrigerados em ambiente frio, mantendo a refrigeração do alimento, diminuindo bastante o risco de contaminação ao ingerir”, recomenda.  

Além disso, o médico dá algumas dicas que podem ajudar a prevenir a intoxicação alimentar:

  • Não consuma alimentos com aparência ruim, principalmente ovos, carne crua e legumes;
  • Evite frituras;
  • Consuma leite fervido ou pasteurizado;
  • Higienize todas as verduras com água e, se possível, com algumas gotas de hipoclorito;
  • Evite alimentos em conserva com embalagens amassadas ou danificadas;
  • Beba de oito a dez copos de água por dia;
  • Tenha uma alimentação balanceada, alimentando-se a cada três horas.

Pensando que é época de férias e viagens, é importante adotar uma série de cuidados ao comer na rua. Nesse sentido, o Dr. Eduardo recomenda ter cautela com buffets, que devem sempre ser refrigerados. 

“Também é importante observar o ambiente do restaurante, se tem ar-condicionado, por exemplo, se é um ambiente propício para aquele alimento. Além disso, se o alimento está devidamente exposto nos balcões”, aconselha. 

Já para quem vai ficar em casa, o gastrocirurgião recomenda consumir os alimentos que saem da geladeira o mais rápido possível. Também tenha cuidado ao guardar as sobras – utilize apenas recipientes devidamente limpos.

O que fazer em caso de contaminação

A intoxicação alimentar pode ser leve e sumir em alguns dias, que é o tempo do corpo humano “expulsar” o agente contaminador, tranquiliza o médico. Porém, se os sintomas persistirem ou piorarem, é necessário buscar ajuda médica. 

“Atenção especial para crianças e idosos, a intoxicação alimentar pode ser perigosa nos extremos de idade”, destaca o profissional.

Na suspeita de intoxicação alimentar, é preciso se hidratar bem, procurar saber quais alimentos consumiu, e sempre procurar auxílio médico se estiver com sintomas persistentes.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Saiba como identificar e tratar as condições adequadamente

Alimentação

Especialista lista alimentos para incluir na dieta nesse período do ano

Saúde Mental

Especialista dá dicas para uma rotina com maior qualidade de vida

Alimentação

Especialista indica opções para consumir no processo de perda de peso