Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Toda pessoa com catarata precisa de cirurgia? Entenda

Mais de 65 milhões de pessoas possuem catarata em todo o mundo, a maioria idosos, e a única forma de tratar a condição é através de uma cirurgia

Toda pessoa com catarata precisa de cirurgia?
Toda pessoa com catarata precisa de cirurgia? - Foto: Shutterstock

A catarata atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas no mundo, indicam dados de 2019 do primeiro e mais recente relatório global sobre saúde da visão feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os sintomas incluem visão nublada, sensibilidade à luz e visão noturna mais fraca.

A doença acomete principalmente idosos. Por isso, a idade é um dos principais fatores de risco. No entanto, existem casos de catarata congênita ou ainda provocada por fatores como exposição solar excessiva sem óculos apropriados.

De acordo com o Ministério da Saúde, há diferentes tipos de catarata:

  • Senil: é o tipo de catarata mais comum e tem relação com o envelhecimento. Geralmente ocorre após os 60 anos.
  • Congênita: a criança geralmente já nasce com catarata. Ocorre por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Frequentemente acompanha outras alterações.
  • Traumática: ocorre após acidentes com o olho e geralmente é unilateral. O trauma, mesmo sem perfuração do olho, pode provocar a opacificação do cristalino.
  • Do diabético: Inicia-se geralmente em idade mais precoce e com perda visual mais rápida que na senil.
  • Secundária a medicamentos: principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.

Tratamento

O tratamento da catarata consiste em uma cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intra-ocular que devolve a visão normal ao paciente. De acordo com Pedro Lima, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, o paciente recebe alta no mesmo dia, e já apresenta melhora da visão imediatamente após a cirurgia.

“A troca da lente natural por uma artificial favorece a entrada de luz no olho e, com isso, a recuperação visual. Além da melhora visual pode-se também buscar uma independência total ou parcial dos óculos/lentes de contato”, explica o médico.

O especialista destaca que nem todo caso de catarata tem indicação de cirurgia. Mas, a partir do momento que a doença passa a comprometer a visão do paciente, pode ser feita a cirurgia, mesmo em crianças e adolescentes. 

“Hoje é seguro realizar uma antecipação da cirurgia de catarata em pacientes com cristalino transparente, a partir dos 55 anos com a finalidade da independência dos óculos. O momento oportuno da cirurgia é definido pelo médico oftalmologista durante a consulta”, diz Pedro.

“A cirurgia de catarata hoje é um procedimento bastante seguro e eficaz, sendo um ato natural do processo de envelhecimento, que quase todos nós iremos passar”, finaliza o oftalmologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O calor já está presente no Brasil, mas no verão as temperaturas devem aumentar. Veja como cuidar da saúde durante o clima quente

Doenças

Brasil registrou três vezes mais casos de dengue este ano do que no mesmo período do ano anterior. Veja os sinais da doença

Alimentação

Estudos recentes mostram que consumir abacate semanalmente reduz em mais de 20% o risco de ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde

Alimentação

Uma alimentação saudável é poderosa na proteção da visão e saúde dos olhos. Oftalmologista aponta o que incluir na dieta