Muitas vezes nem imaginamos, mas algumas crenças e mitos da academia costumam atrapalhar – e muito – o seu desenvolvimento na musculação. Trata-se de manias e atitudes que acabam entrando na rotina fitness sem percebermos.
Para evitar que isso aconteça, e ainda garantir um bom desempenho na academia, o professor de educação física, Leonardo Lima, elencou os principais mitos que podem atrasar o seu crescimento. Confira:
Mitos da academia
1. Aeróbico antes da musculação ajuda a emagrecer
Mito. Isso porque o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. “Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal”, esclarece o professor.
2. Musculação vai te deixar muito grande
Depende. A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica.
3. Idosos devem evitar o treino
Mito. Estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade, pois, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição, aponta o especialista.
4. Musculação não ajuda a emagrecer
Mito. No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso. “Esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso”, afirma Leonardo.
5. Sem dor no dia seguinte? Então o treino foi fraco
Mito. “A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso”, finaliza.