Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão

Influenciador disse pensar se tratar de um acidente vascular cerebral (AVC). Neurologista explica o que é a Paralisia de Bell

Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão
Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão - Reprodução Instagram / @ogustavotubarao
[PAGE TITLE]

Gustavo Tubarão divulgou em seu perfil no Instagram que está com Paralisia de Bell, condição que afeta a musculatura da face, deixando o rosto “torto”. No pronunciamento, o influenciador disse ter sofrido uma grave crise de ansiedade, pois acreditava que estava tendo um AVC (acidente vascular cerebral).

O Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Isarelita Albert Einstein, explica que a paralisia de Bell pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero, e em qualquer momento da vida. “Ela causa fraqueza muscular facial unilateral de forma aguda. É espontânea e isolada, pode ocorrer em graus variados de intensidade e pode não ter causa definida”, completa.

Essa condição faz com que metade do rosto pareça caído, desviado ou inclinado. Conforme o relato de Tubarão, esse sintoma é frequentemente confundido com um AVC, ou ainda um ataque isquêmico transitório (AIT). Isso porque esses quadros também provocam paralisia facial e fraqueza repentina. No entanto, o neurocirurgião esclarece que a Paralisia de Bell é periférica, e ocorre somente no nervo da face. Já o AVC é central, e ocorre no cérebro. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

A condição também pode ser confundida com a Síndrome de Ramsay Hunt, causada pelo vírus da catapora. Porém, além da paralisia facial, a síndrome também apresenta problemas de audição, vertigens e aparecimento de manchas ou bolhas vermelhas na região da orelha.

Causas da Paralisia de Bell

Não se sabe exatamente o que causa a paralisia de Bell, mas alguns vírus podem ser os causadores da infecção e inflamação em alguns nervos. O neurocirurgião lista os principais:

Advertisement. Scroll to continue reading.
  • Herpes simples
  • Varicela e herpes zóster
  • Mononucleose (Epstein-Barr)
  • Otites
  • Doenças respiratórias por adenovírus
  • Rubéola
  • Gripe (influenza B)
  • Infecções por citomegalovírus

Sintomas, diagnóstico e tratamento

A Paralisia de Bell é a primeira causa mais comum de paralisia facial sem que haja um traumatismo da face (como em acidentes, por exemplo). De acordo com o médico, ela tem causas distintas e pode ocorrer pela infecção viral. “Não dá para saber se esse vírus ficará inativo durante toda a vida, ou não. Por isso, cuidar da imunidade é essencial”, destaca.

O especialista lista os principais sintomas da Paralisia de Bell:

  • Paralisia facial aguda;
  • Dor neural;
  • Paralisia em um dos lados da face, que tende a ficar caído (assimétrico);
  • Perda de saliva, líquidos e alimentos pelo canto da boca;
  • Dificuldade de fechar a pálpebra do lado afetado;
  • Dor atrás da orelha também do lado afetado;
  • Alterações na fala.

O Dr. Wanderley destaca que os olhos merecem uma atenção especial em quadros de Paralisia de Bell. Isso porque pode haver diminuição de lágrimas no olho do lado comprometido, podendo ocorrer úlceras na córnea se houver alguma complicação. “É recomendado proteger a córnea para se evitar úlceras, utilizando colírios, gel para lubrificação e protetor ocular (tapa olho) no olho do lado acometido”, orienta.

Conforme o especialista, o diagnóstico da Paralisia de Bell é clínico, e o tratamento deve começar o mais rápido possível: dentro de 3 dias após o diagnóstico, para maiores chances de recuperação. O paciente é medicado com um antiviral (geralmente Aciclovir) e também corticoides. “O prognóstico de cura é muito bom, estando entre 85% dos casos”, estima o Dr. Wanderley.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Aprenda como os seus hábitos podem interferir diretamente durante no descanso

Emagrecer

Nutricionista revela pequenos segredos que vão deixar a sua dieta mais saborosa

Alimentação

Conheça os benefícios que a bebida pode oferecer para o seu bem-estar

Saúde Mental

Descubras os sintomas e o tratamento da "doença da falta de afeto"