Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão

Influenciador disse pensar se tratar de um acidente vascular cerebral (AVC). Neurologista explica o que é a Paralisia de Bell

Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão
Paralisia de Bell: entenda a condição de Gustavo Tubarão - Reprodução Instagram / @ogustavotubarao

Gustavo Tubarão divulgou em seu perfil no Instagram que está com Paralisia de Bell, condição que afeta a musculatura da face, deixando o rosto “torto”. No pronunciamento, o influenciador disse ter sofrido uma grave crise de ansiedade, pois acreditava que estava tendo um AVC (acidente vascular cerebral).

O Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Isarelita Albert Einstein, explica que a paralisia de Bell pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero, e em qualquer momento da vida. “Ela causa fraqueza muscular facial unilateral de forma aguda. É espontânea e isolada, pode ocorrer em graus variados de intensidade e pode não ter causa definida”, completa.

Essa condição faz com que metade do rosto pareça caído, desviado ou inclinado. Conforme o relato de Tubarão, esse sintoma é frequentemente confundido com um AVC, ou ainda um ataque isquêmico transitório (AIT). Isso porque esses quadros também provocam paralisia facial e fraqueza repentina. No entanto, o neurocirurgião esclarece que a Paralisia de Bell é periférica, e ocorre somente no nervo da face. Já o AVC é central, e ocorre no cérebro. 

A condição também pode ser confundida com a Síndrome de Ramsay Hunt, causada pelo vírus da catapora. Porém, além da paralisia facial, a síndrome também apresenta problemas de audição, vertigens e aparecimento de manchas ou bolhas vermelhas na região da orelha.

Causas da Paralisia de Bell

Não se sabe exatamente o que causa a paralisia de Bell, mas alguns vírus podem ser os causadores da infecção e inflamação em alguns nervos. O neurocirurgião lista os principais:

  • Herpes simples
  • Varicela e herpes zóster
  • Mononucleose (Epstein-Barr)
  • Otites
  • Doenças respiratórias por adenovírus
  • Rubéola
  • Gripe (influenza B)
  • Infecções por citomegalovírus

Sintomas, diagnóstico e tratamento

A Paralisia de Bell é a primeira causa mais comum de paralisia facial sem que haja um traumatismo da face (como em acidentes, por exemplo). De acordo com o médico, ela tem causas distintas e pode ocorrer pela infecção viral. “Não dá para saber se esse vírus ficará inativo durante toda a vida, ou não. Por isso, cuidar da imunidade é essencial”, destaca.

O especialista lista os principais sintomas da Paralisia de Bell:

  • Paralisia facial aguda;
  • Dor neural;
  • Paralisia em um dos lados da face, que tende a ficar caído (assimétrico);
  • Perda de saliva, líquidos e alimentos pelo canto da boca;
  • Dificuldade de fechar a pálpebra do lado afetado;
  • Dor atrás da orelha também do lado afetado;
  • Alterações na fala.

O Dr. Wanderley destaca que os olhos merecem uma atenção especial em quadros de Paralisia de Bell. Isso porque pode haver diminuição de lágrimas no olho do lado comprometido, podendo ocorrer úlceras na córnea se houver alguma complicação. “É recomendado proteger a córnea para se evitar úlceras, utilizando colírios, gel para lubrificação e protetor ocular (tapa olho) no olho do lado acometido”, orienta.

Conforme o especialista, o diagnóstico da Paralisia de Bell é clínico, e o tratamento deve começar o mais rápido possível: dentro de 3 dias após o diagnóstico, para maiores chances de recuperação. O paciente é medicado com um antiviral (geralmente Aciclovir) e também corticoides. “O prognóstico de cura é muito bom, estando entre 85% dos casos”, estima o Dr. Wanderley.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

A jornalista percebeu os primeiros sinais da Paralisia de Bell ao tentar beijar seu filho e sentir a boca dormente. Conheça os sintomas

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Doenças

A AME é uma doença rara que a causa a degeneração e morte dos neurônios motores, afetando diretamente os movimentos

Medicamentos

Não são apenas as rugas e marcas de expressão que podem ser tratadas com o botox. Conheça outras finalidades da técnica