Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Quem teve AVC pode doar sangue? Entenda

Neurocirurgião alerta sobre os cuidados que devem ser tomados por pacientes que tiveram AVC e desejam doar sangue

Quem teve AVC pode doar sangue? Entenda
Quem teve AVC pode doar sangue? Entenda - Foto: Shutterstock

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter boas condições de saúde. Mas será que isso elimina automaticamente as pessoas que já tiveram um AVC (acidente vascular cerebral)?

De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, a resposta é não. Isso porque o AVC em si não é uma contraindicação para a doação de sangue. No entanto, é preciso entender o que levou o indivíduo a sofrer a doença, porque a causa pode impedir a doação.

Questões para ter atenção

“Por exemplo, se o paciente teve um AVC por algum distúrbio de coagulação sanguínea ou por alguma doença reumatológica, ou ainda por alguma doença hematológica, que é problema no sangue, isso daí vai contraindicar o paciente pois ele pode causar problema na pessoa que vai receber o sangue”, explica Victor Hugo.

Além disso, fatores de risco associados ao AVC também podem impedir uma doação de sangue. Isto é, se for hipertenso descontrolado, não pode doar sangue. Se ele estiver com diabetes descompensada, normalmente não vai ser um bom doador. “O negócio é saber aquilo que provocou AVC para ver se ele vai poder doar ou não”, salienta o neurocirurgião. 

Por outro lado, se a pessoa teve AVC, não tem muito fator de risco descontrolado, bem como nenhuma coagulopatia ou doença reumatológica, aí ele pode sim doar. Claro, desde que não tenha nenhum problema de saúde.

“Outra coisa que tem que ver também são medicações, às vezes o paciente teve um AVC por conta de uma arritmia cardíaca e tem que usar anticoagulante. Aí nesses casos aumenta o risco de doação de sangue, porque o paciente não vai conseguir coagular. Então muitas vezes não é indicado”, acrescenta o especialista.

Caso possível, doe

Victor Hugo destaca que a doação de sangue é de extrema importância, seja para um paciente que perde sangue durante cirurgia, durante trauma ou tem alguma doença que faz com que ele tenha que ser submetido a transfusões sanguíneas de repetição. “Por isso, é muito importante a gente ter os nossos bancos de sangue sempre abastecidos”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Diferenciar os efeitos da condição com problemas do coração pode não ser uma tarefa fácil

Câncer

Cada vez mais pessoas abaixo dos 50 anos de idade são diagnosticadas com câncer colorretal. Saiba identificar os sinais de alerta

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Emagrecer

Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é uma estratégia para quem busca perder peso