O bem-estar, por definição, é um estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito. Também pode ser descrito como uma sensação de segurança, conforto e tranquilidade. Mas será que existe um caminho para, de fato, se sentir bem plenamente?
Para quem colocou uma vida leve e feliz como meta para 2024, a notícia é boa. De acordo com a especialista em desenvolvimento pessoal Annah Paula Freire, é possível traçar um plano para se sentir bem de forma plena e verdadeira. Ela lista 5 pontos que podem te ajudar a viver com mais bem-estar. Confira:
5 dicas para ter mais bem-estar em 2024
1 – Faça as pazes com o passado: “Aprenda com o que passou, mas não leve consigo a carga do que já não faz parte de ti no presente. Lembre-se: a vida está no agora. Lamentar-se pelo que passou pode fazer com que você fique preso em algo que já não existe mais”, diz Annah.
2 – Cuide de si: “O investimento em saúde mental, física e espiritual nunca é demais. Ao optar pelo autocuidado e autodesenvolvimento, você fará o melhor que pode para a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo”, destaca.
3 – Seja autêntico: “Em tempos de redes sociais, é fácil perder-se na massa de conteúdos e apenas seguir o que todo mundo faz para se sentir pertencente. No entanto, reconhecer os próprios traços e viver de acordo com a própria consciência pode te deixar mais feliz e com uma maior qualidade de vida”, analisa a especialista.
4 – Construa objetivos: “Quando se está ciente de quem se é e do que se quer, podemos viver com mais autenticidade. Ao delimitar nossos sonhos e planos, fica mais fácil desenvolver a nós mesmos e ao nosso futuro. Porém, não se esqueça: a direção é mais importante que a velocidade! Devemos seguir sem pressa e sem pausa em direção àquilo que, de fato, desejamos”, ressalta a profissional.
5 – Ignore os julgamentos: “Viver de acordo com os moldes que a sociedade ou as pessoas nos colocam pode resultar em uma terrível fonte de sofrimento. Ouvir o que dizem é importante, mas não pode ser fator determinante na nossa jornada. Não se importe com os julgamentos dos outros, pois, eles só veem a partir das perspectivas deles – que nem sempre são as mais viáveis para ti”, destaca Annah Paula Freire.