Além de diminuir o ânimo do dia a dia e aumentar os casos de doenças respiratórias, o inverno também facilita o ganho de peso. Isso porque o nosso organismo gasta mais calorias para se manter aquecido durante a estação, levando ao consumo de mais alimentos calóricos e ricos em carboidratos. Além disso, costumamos consumir menos água nos dias frios, o que também contribui para o aumento do apetite.
Quem quer evitar a todo o custo o ganho de peso, deve então redobrar os cuidados durante a estação. Pensando nisso, a endocrinologista e metabologista Thais Mussi elencou algumas dicas que podem ajudar. Confira:
1. Aumente a porção dos alimentos
Pode parecer contraditório, mas a especialista recomenda aumentar a quantidade ou a ingestão de alimentos calóricos nas refeições. Isso aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui a vontade de “beliscar” alimentos ao longo do dia.
2. Não abandone o exercício físico
É comum que as pessoas diminuam a atividade física no inverno, o que impulsiona o ganho de peso neste período. Então, procure manter a rotina de exercícios, mesmo que seja difícil sair no frio.
3. Nunca deixe de beber água
Consumir a quantidade adequada de água também é importante para manter o corpo em atividade, prevenir a desidratação e reduzir a sensação de fome. Portanto, mesmo sem sentir sede, mantenha o corpo hidratado.
4. Cuidado com as sopas
O inverno é uma época em que as pessoas costumam consumir sopas. No entanto, é preciso ter cuidado com os ingredientes do prato. O ideal é adicionar no máximo 4 tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne, e maneirar no consumo de queijo.
5. Não se esqueça das saladas
Fonte de fibras e nutrientes, as saladas também devem fazer parte da alimentação no inverno. Portanto, opte por opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, espinafre, couve e agrião – e claro, não deixe de fora a cebola e o tomate.
6. Controle o consumo de massas
O equilíbrio é ponto fundamental para passar o inverno sem ganho de peso. Por isso, evite comer pratos muito calóricos como lasanhas e macarrão o tempo todo.
7. Passe a incluir mingau nas refeições
O mingau é um alimento nutritivo e delicioso para consumir no inverno. Lembre-se apenas de optar por opções saudáveis. Sendo assim, consuma uma tigela no café da manhã ou lanche da tarde para aumentar a sensação de saciedade.
8. Invista em bebidas quentes
Chás e cafés são muito bem-vindos no inverno. O chocolate quente também, porém em menor quantidade ou em versões que o leite utilizado seja menos gorduroso.
9. Faça lanches saudáveis
Frutas como banana e abacate, e oleaginosas, como nozes e castanha são uma opção de lanche no inverno, pois fazem muito bem para a saúde.