Brunna Gonçalves, esposa de Ludmilla, revelou através de stories no Instagram que gosta de comer carne vermelha crua. “Eu amo carne crua temperada. Só carne. É muito bom”, disse a bailarina e influencer. Logo, o assunto começou a repercutir nas redes sociais, despertando a curiosidade dos internautas. Afinal, consumir carne crua oferece riscos à saúde?
Segundo o Dr. Daniel Bratan, médico nutrólogo e endocrinologista, a princípio qualquer carne poderia ser consumida crua se fosse proveniente de um animal sadio. Isto é, que não possuísse qualquer enfermidade ou parasitose. Além disso, se todas as etapas de sua obtenção fossem conduzidas de maneira higiênica, sem haver contaminação cruzada, o que é impossível atualmente, indica o especialista.
Quais os riscos de comer carne crua?
O médico não recomenda o consumo de carne crua. Isso porque pode haver contaminação por bactérias em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou mesmo após a saída da indústria, no comércio varejista ou no processo de preparo pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados.
“De acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention, a maior parte dos alimentos presentes na dieta da carne crua contém bactérias como Campylobacter, Salmonella, Clostridium perfringens, E. coli e Yersinia. Todas essas bactérias são patogênicas, ou seja, causam doenças como infecções, diarreia, hepatite A e intoxicação alimentar”, adverte o endocrinologista.
Conforme o profissional, a carne de peixe também deve ser proveniente de fonte segura e ser fresca ou devidamente conservada por métodos de congelamento ou refrigeração para não apresentar riscos à saúde. “Do contrário, também oferece riscos à saúde e também pode apresentar contaminação bacteriana”, alerta.
Além disso, vale destacar que a carne mal passada também oferece riscos, uma vez que geralmente a parte interior está mais crua e pode apresentar bactérias. “O fato de usar tempero não muda em nada o risco, altera somente o paladar nada mais”, finaliza o Dr. Daniel Bratan.
Mudou de ideia
Após a enorme repercussão nas redes sociais, Brunna pesquisou sobre os riscos de consumir carne crua e voltou atrás em sua declaração. “Fui pesquisar e realmente faz mal. Eu nunca mais vou comer. Não comam, gente. Por favor”, pediu a ex-BBB.